Prefeitura apresenta projeto com nova passagem sobre a ferrovia

A Prefeitura de Catanduva apresentará nesta quarta-feira, dia 30 de maio, a autoridades, representantes de instituições e líderes da comunidade o projeto de modernização viária e a nova passagem sobre a ferrovia que será construída pela Rumo Logística. A reunião será no auditório do Paço Municipal, a partir das 18h30.

As tratativas com a concessionária responsável pelo transporte ferroviário tiveram início em janeiro de 2018, em reunião realizada na capital paulista. Depois, novas reuniões foram realizadas na Prefeitura, unindo técnicos da Rumo e da administração municipal.

Em fevereiro, começaram a ser traçadas alternativas viárias que pudessem solucionar os congestionamentos nas passagens em nível. O diálogo envolveu a construção de viadutos e passarelas – concretizando o projeto que será apresentado à comunidade.

As reuniões com representantes da Rumo abordaram vários aspectos relacionados à mobilidade urbana no município. Além do prefeito Afonso Macchione Neto, os secretários Alfredo Minervino Neto, de Obras, Adriana Bellini Bonjovani, de Planejamento, e Maria Luiza Sprone, de Trânsito, também participaram dos estudos.

Para o chefe do Executivo, trata-se de uma oportunidade de modernização viária do município. “Reunimos nossa equipe de trabalho e técnicos da Rumo para várias rodadas de discussão. Estudamos esse tema com cuidado, pois esses investimentos poderão desafogar o trânsito, abrir novos caminhos para a população e trazer modernidade.”

Contorno Ferroviário

O projeto de construção do novo contorno ferroviário de Catanduva, orçado em R$ 162,1 milhões, segue em andamento no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília. Sem previsão orçamentária para ser executada, a obra permitirá a retirada do trecho ferroviário que passa pelo perímetro urbano da cidade.

Em reunião com o ministro Valter Casimiro, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, este mês, o prefeito Afonso Macchione Neto buscou garantias de que o projeto de retirada da linha férrea da área central de Catanduva tenha prosseguimento, mesmo com a realização de obras no município, conforme proposto pela Rumo Logística.

“O Governo Federal não possui recursos para concretizar o projeto de retirada dos trilhos da área central da cidade de forma imediata. Por isso, querem fazer essas intervenções pontuais apresentadas pela Rumo para reduzir riscos de acidentes, já tendo em vista o aumento do fluxo de trens previsto para essa linha”, relata o prefeito.

Serviço

A apresentação do novo projeto viário e da nova passagem sobre a ferrovia será feita nesta quarta-feira, dia 30 de maio, a partir das 18h30, no auditório do Paço Municipal. A entrada é aberta ao público, respeitando-se o limite de ocupação do espaço público.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas