A Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Obras, deu início, na semana passada, à limpeza e dragagem do leito do rio São Domingos, entre as ruas Maranhão e Amazonas, na área central da cidade. A previsão é de que o trabalho seja concluído em, aproximadamente, 15 dias.
No período, máquinas e caminhões estão retirando entulhos e sujeiras acumuladas às margens do ribeirão, serviço que, junto ao projeto de canalização do rio, é essencial para evitar alagamentos em épocas de fortes chuvas e de cheias. O período de estiagem é o mais adequado para a realização do trabalho.
O plano de limpeza e dragagem tem sido realizado desde o ano passado em vários córregos da cidade. Inclusive, o rio São Domingos já havia recebido os mesmos cuidados no trecho entre a rua São Paulo e a rodovia Comendador Pedro Monteleone – próximo à Vila São Luiz, um dos bairros mais prejudicados com as enchentes.
Mais recentemente, cerca de 500 metros do Córrego Retirinho receberam a limpeza. Além dele e do rio São Domingos, também já passaram pelo mesmo procedimento parte dos córregos Minguta e Fundo e toda a extensão do Barro Preto, colaborando no aumento da vazão dos afluentes e, consequentemente, do ribeirão.
Números
De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços, que conduz essa etapa do trabalho de limpeza, até esta quarta-feira, dia 27, foram retirados 600 metros cúbicos de entulhos do rio, o equivalente a quase 86 viagens de caminhão.
Fonte: Assessoria/Prefeitura