Uma nova parceria firmada pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, possibilitará a continuidade dos serviços de Podologia a pessoas em situação de rua. A avaliação vai além do campo da estética, já que possíveis alterações identificadas podem detectar problemas mais graves nos pés.
Inicialmente, os atendimentos serão feitos uma vez por semana no Centro Pop, que é a unidade de referência para esse público. . A ideia é ampliar as sessões também aos usuários da Casa de Passagem. “Os frequentadores que autorizarem terão acompanhamento especializado à saúde dos pés”, ressaltou Neusa Peres, responsável pela secretaria de Assistência Social.
O cuidado com os pés dos moradores de rua serve de experiência, uma espécie de estágio prático a um grupo de alunas da escola Katiane Storck Cursos Profissionalizantes. Os atendimentos são monitorados por uma professora.
Nesta semana, foram realizadas as primeiras sessões dessa nova fase. “Foram os primeiros cuidados retirando calos. Além disso, se a pessoa tiver uma unha inflamada, serão feitos os procedimentos necessários para aliviar a dor”, explicou a professora Rosa Maria. “Tivemos retorno positivo dos moradores no contato inicial. Eles ficaram satisfeitos com o atendimento, agradeceram as alunas pela atenção.”
O serviço de Podologia foi implantado no Centro Pop no ano passado, com outra escola técnica. Na época, cada sessão tinha em média 10 atendimentos.
Fonte e foto: Comunicação/Prefeitura de Catanduva