A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar trabalho de busca ativa por crianças que precisam se vacinar contra o sarampo e a poliomielite. A estratégia visa ampliar a cobertura vacinal que está em 56%, margem considerada baixa pelo setor, cuja meta é imunizar 95% do público-alvo.
As equipes de saúde que atuam nos bairros vão elaborar um plano de ações para ser adotado, levando em conta as características de cada região da cidade.
Dentre as iniciativas, os agentes comunitários poderão conversar com pais e responsáveis pessoalmente em visitas domiciliares e reforçar o apelo sobre a necessidade de vacinação. Há possibilidade de intensificar o levantamento por crianças sem imunização com auxílio das equipes das escolas municipais.
No último final de semana, foi realizado o Dia D de mobilização para vacinação contra as duas doenças na cidade. Na ocasião, foram imunizadas aproximadamente 750 crianças, quantidade bem menor que os atendimentos registrados no primeiro dia da campanha, no sábado, dia 6, que teve 1.124 vacinados.
A campanha de vacinação segue até o dia 31 deste mês. A orientação é que os pais levem as crianças para se imunizar com a carteirinha de vacinação.
POSTOS COM SALA DE VACINAÇÃO
UBS Central, USF Imperial, USF Flamingo, USF Euclides, USF Santa Rosa, USF Lunardelli, USF Nosso Teto, USF Santo Antônio, USF Gaviolli, USF Pedro Nechar, USF Alpino, USF Bom Pastor, USF Pachá, USF Del Rey, USF Nova Catanduva, USF Solo Sagrado, UBS Vila Soto e UBS Vertoni, USF Theodoro Rosa Filho, USF Monte Líbano, UBS Parque Glória e USF Gabriel Hernandes.
Fonte: Assessoria/Prefeitura