Setembro chega com Jornada do Patrimônio e Festival de Teatro

A agenda cultural de Catanduva está repleta de atividades em setembro. As ações fazem parte do calendário da Prefeitura em comemoração ao centenário da cidade. Na programação, estão previstas mostra de artes e fotografias, Jornada do Patrimônio – com visita monitorada em prédios da Secretaria de Cultura, e o Festival de Teatro.

“Será um mês de intensa programação cultural contemplando artes plásticas, visuais, cênicas, além da participação inédita na Jornada do Patrimônio. As atividades são desenvolvidas em parceria, o que fortalece nossa relação com o Estado, instituições privadas e, principalmente, os artistas”, diz a secretária de Cultura, Cris Anovazzi.

A agenda começa no dia 13, com abertura simultânea da Mostra de Artes Plásticas (Moarc) e do Concurso Fotográfico “Um Olhar sobre Catanduva”. O evento será na Pinacoteca Municipal João Nasser, a partir das 20 horas. Na ocasião, serão premiadas as melhores imagens da cidade, fotografadas por amadores.

Na sequência, nos dias 15 e 16, Catanduva integrará o projeto Jornada do Patrimônio Paulista, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A ação está em seu segundo ano, é coordenada pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) e realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura.

“Abriremos dois prédios à visitação monitorada: a Estação Cultura e Pinacoteca. Ambos tombados e com valor histórico inestimável. Nossa monitoria de visitas terá um formato diferenciado e dinâmico. Serão atores caracterizados que receberão o público e, como arautos, os guiarão pelo espaço contando de forma encenada as histórias relativas a eles”, disse a secretária.

O levantamento de informações para compor o texto dos atores está sendo feito pelo historiador Thiago Baccanelli. Além das visitas, estão programadas aulas abertas e apresentações artísticas.

Teatro

A partir do dia 22, Catanduva vira palco do Festival de Teatro. Já em sua 19ª edição, o evento contará com oficinas e peças encenadas em diversas localidades do município: Estação Cultura, Praça da Matriz, Centro Cultural, Praça da República e no Sesc. Todas as atividades serão gratuitas.

O festival vai até o dia 30, com três oficinas de formação e dez espetáculos teatrais de linguagens e estéticas diversas. Além de Catanduva, se apresentarão grupos de São Paulo, Birigui e Minas Gerais. O evento tem apoio do Sesc e do Programa de Qualificação em Arte e Poiesis.

Serviço

Informações sobre a programação do mês de setembro podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (17) 3531-5100.

Publicações relacionadas