Catanduva é considerada polo de referência na assistência a pacientes estomizados – denominação que também possui a variante ostomizados. Essas pessoas, por motivos de enfermidade ou acidente, precisaram passar por cirurgia de criação de um novo caminho para a saída das fezes e urina, chamado de “estoma”.
Sob gestão da municipalidade, o Grupo de Apoio e Reabilitação ao Paciente Ostomizado (Garpo) atende outros 18 municípios da microrregião. Atualmente, o serviço conta com 80 pacientes cadastrados, sendo 66 de Catanduva e 14 de outras localidades. O serviço visa promover a reabilitação integral do paciente.
O Garpo possui equipe multidisciplinar composta por médico cirurgião/proctologista, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista e auxiliar de enfermagem. O grupo registra, em média, quatro novos pacientes atendidos mensalmente e cerca de seis pacientes são reavaliados por mês, conforme a necessidade de cada um.
De acordo com a equipe de trabalho, a periodicidade da dispensação dos equipamentos coletores e adjuvantes usados pelos pacientes é mensal, com o constante monitoramento do estomizado.
“Previamente, o paciente é acolhido, orientado sobre os cuidados com a pele, estoma e coletores intestinais ou urológicos. Recebe os atendimentos de enfermagem, médica e assistência social e, posteriormente, passa por avaliação psicológica e nutricional”, relata a enfermeira Eliana Rossi Defendi.
O atendimento é prestado no CEM (Centro de Especialidades Médicas), que fica na rua Pará, nº 3. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Em parceria com o programa, Catanduva também conta com a Associação dos Estomizados, fundada há 27 anos. A entidade filantrópica, declarada de utilidade pública, dá apoio, assistência e orientações aos estomizados e seus familiares.
Calendário Oficial
Em Catanduva, o prefeito Afonso Macchione Neto sancionou no final do ano passado a lei nº 5.857/2017, que institui o Dia Municipal dos Estomizados no calendário oficial do município. A data é celebrada no dia 16 de novembro.
Fonte: Assessoria/Prefeitura