Teve início a reforma do prédio que receberá, ainda este ano, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, em Catanduva. A escola profissionalizante será instalada no edifício localizado na rua Recife, esquina com a Maranhão, que abrigava anteriormente o Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Foram necessárias algumas adequações, com adaptações do espaço físico para salas de aula e laboratórios, incluindo a retirada de divisórias, além de reparos nas instalações elétricas e pintura. As melhorias provêm de recursos próprios da Prefeitura, sob a fiscalização das Secretarias de Planejamento e Obras e Serviços.
Contrato intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert) prevê investimento de R$ 306 mil anuais pelo Senai e R$ 220 mil anuais pela Prefeitura. Já estão assegurados dois cursos profissionalizantes para a escola: eletricista industrial e mecânico de máquinas agrícolas e veículos pesados.
Conquista
O convênio entre a Prefeitura e o Senai foi firmado em abril do ano passado. Na ocasião, o prefeito Afonso Macchione Neto classificou a conquista como histórica para a cidade. “É um projeto tão ambicioso e atende a uma das principais demandas da nossa cidade, que é a capacitação de mão de obra para o mercado”, destacou.
A parceria tem duração de cinco anos e representa a concretização do pleito que teve início há mais de 10 anos, ainda na gestão anterior de Macchione, em 2008. No ano passado, a discussão foi retomada envolvendo tratativas entre o chefe do Executivo e o presidente da instituição, Paulo Skaf, que acabou por autorizar o investimento.
Fonte: Assessoria/Prefeitura