A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu mais de 31,1 mil pacientes nas suas clínicas de fisioterapia, ao longo de 2018. Foram, em média, 2,6 mil pacientes a cada mês. O objetivo desse tipo de atendimento é promover a reabilitação e o bem-estar dos pacientes.
A quantidade de pessoas acompanhadas pelos fisioterapeutas é resultado de encaminhamentos, quando diagnosticadas incapacidades físicas e motoras – via unidades de saúde/ambulatorial ou mediante alta hospitalar com indicação para a especialidade.
O número de usuários atendidos faz parte do balanço do setor, que engloba atendimentos gratuitos via SUS em dois Centros de Reabilitação: na UBS do Solo Sagrado e no CRI da rua Aracajú, além da Clínica do Imes Catanduva.
“A reorganização do fluxo de atendimentos e a parceria consolidada com o Imes possibilitaram a ampliação e a qualificação dos atendimentos de fisioterapia. Isso demonstra a preocupação da Secretaria de Saúde em garantir atenção integral aos pacientes”, destaca Ronaldo Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
O município também presta atendimento domiciliar a pessoas acamadas, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB) e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Dos procedimentos realizados na área constam: fisioterapia desportiva, neurologia adulto e infantil, hidroterapia, ginecologia e obstetrícia, postura, ortopedia, cardiologia e pneumologia.
Fonte: Assessoria/Prefeitura