A discussão e avaliação das ações voltadas à terceira idade deram o tom à 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 20. O evento reuniu representantes de diferentes setores da Prefeitura de Catanduva e da Sociedade Civil.
A conferência aprofundou análise sobre a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa na atualidade. O assunto também foi abordado na palestra ministrada por Irmã Ideni, que é pedagoga e pós-graduada em gerontologia. A abertura da conferência contou com apresentação do Coral da Vila – composto por moradoras da Vila São Vicente de Paulo.
“O envelhecimento da população é uma realidade e esse público deve ter seus direitos fundamentais assegurados”, destacou Neusa Borges, secretária Municipal de Assistência Social.
Durante a programação, grupos de trabalho foram divididos em quatro eixos. Eles deliberaram sobre a temática: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Propostas levantadas no município poderão ganhar visibilidade estadual, com chance de alcançar discussão em âmbito federal, momento em que são elaborados projetos visando leis para o segmento.
Dentro desse contexto, Catanduva conta com atuação do Conselho Municipal do Idoso, que caminha para sua próxima composição. O Fórum de Eleição dos Novos Conselheiros do órgão – biênio 2019/2021 – será na quarta-feira, dia 27.
Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura