A Prefeitura de Catanduva realiza mais uma etapa do processo para o encerramento do antigo lixão, às margens da rodovia Comendador Pedro Monteleone. Na quarta-feira, dia 27, equipes ambientais fizeram a segunda análise no local, com a coleta de amostras de água subterrânea.
O trabalho é realizado pela empresa L3 Ambiental. A análise verifica, por exemplo, se há contaminação do lençol freático. O monitoramento é constante e deve contar, ainda, com a verificação de gases que possivelmente são liberados na área.
Recentemente, a Prefeitura iniciou terraplanagem no local para o plantio de mudas nativas da região, necessário ao processo de recuperação ambiental. As etapas integram exigências de projeto existente e têm autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Outro aspecto levado em conta no processo de recuperação ambiental da área é o cuidado com a definição do leito de um afluente do rio São Domingos, de nome indefinido e que tem sua nascente nas proximidades, acima da linha férrea.
O lixão foi desativado em 2008, na gestão anterior do prefeito Afonso Macchione Neto. Desde então, as medidas para o encerramento vêm sendo adotadas, cumprindo as exigências da Cetesb.
Fonte: Assessoria/Prefeitura