O projeto Fashion Revolution, movimento internacional para a conscientização sobre o verdadeiro “custo” da moda, ganha sua segunda edição em Catanduva. O evento será neste sábado, 27, as partir das 10 horas, na Estação Cultura Deca Ruette. A ação tem apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura.
A realidade em torno da produção de peças, seu impacto na sociedade (do trabalhador ao consumidor) e no meio ambiente são algumas das abordagens do projeto, por meio da promoção de oficinas, miniexposições e do bazar de troca de roupas.
“O Fashion Revolution quer conscientizar as pessoas sobre o custo real de cada peça comprada, desde a produção até o descarte. Muitos desconhecem que, para a fabricação de uma calça jeans, são gastos mais de dez mil litros de água. São informações que passam despercebidas. Nosso intuito é fazer com que o consumidor saiba reaproveitar suas roupas”, diz Kajsá Salles, embaixadora do projeto em Catanduva.
O objetivo é possibilitar um futuro mais sustentável e responsável a partir da criação de conexões e da transparência das marcas durante a produção das peças. Com as hashtags #fashionrevolution e #quemfezminhasroupas, o projeto leva ao consumidor a ideia de descobrir o processo por trás de cada roupa comprada.
Interessados nas oficinas e palestras devem fazer a inscrição pela página do evento no Facebook: Semana Fashion Revolution – Catanduva.
A programação é gratuita.
Bazar de Troca
Durante o Fashion Revolution, haverá o Bazar de Troca de Roupas. Quem quiser participar, deve levar peças em bom estado a partir das 10 horas, na Estação Cultura. Em contrapartida, serão entregues fichas de acordo com a quantidade e qualidade das peças encaminhadas. A troca terá início às 11 horas.
As peças devem estar limpas e em bom estado. Não serão permitidas roupas rasgadas, velhas ou furadas. Objetos que não forem trocados serão doados a uma entidade.
Serviço
O 2º Fashion Revolution é no sábado, dia 27 de abril, das 10 às 17 horas, na Estação Cultura Deca Ruette. A programação é gratuita.
A Estação Cultura está localizada na rua Rio de Janeiro, 100.
Fonte: Assessoria/Prefeitura