Homens, mulheres e idosos são acompanhados por educadores físicos nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). As aulas de condicionamento físico têm adesão de, em média, 100 pessoas em cada um dos núcleos de atendimento, nos bairros Juca Pedro, Bom Pastor e Imperial.
O projeto denominado Ativa Idade é desenvolvido pela Prefeitura, com profissionais das secretarias municipais de Assistência Social e de Esporte.
A iniciativa visa incentivar a prática de exercícios, como forma de alcançar mais qualidade de vida, aliada a benefícios à saúde, como controle da pressão arterial, melhora na capacidade cardiovascular, respiratória, amplitude, além de fatores psicológicos devido aos estímulos à socialização dos adeptos.
Respeitando a limitação de cada um, os alunos são estimulados a exercícios de alongamento e condicionamento físico. As aulas contam com incremento de cadeiras, bastão e acessórios que possibilitam mais firmeza aos praticantes, diminuindo os riscos de queda ou lesões. Ao final das aulas, é servido café da manhã aos participantes.
No começo deste ano, a Secretaria de Assistência Social distribuiu kits para uniformizar as atividades em todos os Cras. Os participantes receberam camiseta, squezze e toalha. “Essa atenção demonstra o cuidado que temos com o público que vai além do social, priorizando o bem-estar das pessoas”, ressalta Neusa Peres, secretária municipal de Assistência Social.
Para participar do projeto de condicionamento físico, é necessário fazer cadastro e apresentar atestado médico que pode ser obtido por meio de consulta em uma unidade de saúde.
Confira a grade de aulas de condicionamento físico nos Cras:
Cras Juca Pedro
Dias: terça, quarta e sexta-feira
Horário: das 7 às 8 horas
Cras Bom Pastor
Dia: quinta-feira
Horário: das 7 às 8 horas
Cras Imperial
Dias: terça e quinta-feira
Horário: terça e quinta-feira
Imagem: Divulgação/ Secretaria Municipal de Assistência Social
Fonte: Assessoria/Prefeitura