Canções da América Latina, África e Europa, do deserto de Kalahari e até dos Andes, integram o repertório do trio argentino Los Musiqueros, formado por Teresa Usandivaras, Julio Calvo e Pablo Spiller. Em turnê pelo Brasil, os músicos tocarão no dia 18 de junho, às 15h, no Teatro CIAEI, espaço localizado no centro de Indaiatuba, interior paulista. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença dos alunos do Projeto Guri da região.
O premiado trio é reconhecido por propagar a ideia da música compartilhada, ou seja, as apresentações contam com a interação da plateia que canta e dança junto com os integrantes. O show é voltado para crianças e adultos de todas as idades.
Com mais de 30 anos de carreira, o grupo participou de diversos festivais em países como Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Brasil, Colômbia, Irlanda, França, Áustria, República Tcheca e Alemanha. Além disso, possui cinco álbuns: ‘Com todos os ritmos’, ‘Carí Caracuá’, ‘Canciones Colgantes’, ‘Pequeno Romance de Bairro’ e ‘Ronda’.
O Los Musiqueros mostra que é possível produzir músicas com objetos comuns do cotidiano, como panelas, tubos, luvas de cozinha, entre outros, além do uso de instrumentos musicais, como violões, flautas e tambores. O repertório passa por inúmeros territórios, destacando o valor das canções na cultura dos povos.
Prêmios:
Prêmio A.C.E. – Melhor CD de música para meninas e meninos de Carí Caracuá (1996)
Prêmio ATINA – Melhor show de crianças da MIRLITÓN (2009)
Prêmio Carlos Gardel – Melhor CD de música para meninas e meninos – CD RONDA (2011)
Pregonero de Honor Award, concedido pela Fundação Book (2018)
Antes do show:
No dia 18 de junho, das 9h às 12h, o trio e a educadora argentina Karina Malvicini realizarão uma oficina exclusiva para os educadores do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Serviço: Apresentação do Grupo Los Musiqueros
Quando: 18 de junho
Horário: às 15h
Local: Teatro CIAEI
Endereço: Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jd. Regina – Indaiatuba/SP
Entrada gratuita e aberta ao público.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Máquina Cohn & Wolfe