Um misto de dedicação e muito treino resultou na conquista de seis pódios do Grupo de Corrida da Unimed Catanduva, durante a 2ª Trail Run Life Sports, realizada neste mês, em Catanduva. A cooperativa esteve representada por 15 competidores, entre colaboradores e beneficiários liderados pela educadora física Cíntia Marques Leal.
O coordenador de produção Agnaldo Nezuda Gonçalves, 41 anos, beneficiário da Unimed Catanduva, conquistou o 1º lugar nos 10Km, no masculino de 33 a 43 anos. Gonçalves já praticava corrida sozinho e sua persistência ganhou força quando recebeu o convite para fazer parte do grupo.
“A educadora Cíntia realizou uma palestra na empresa em que trabalho e dali surgiu o convite para fazer parte da Medicina Preventiva e, consequentemente, participar da equipe de corrida. Achei excelente. Os participantes se incentivam e têm acompanhamento multiprofissional, com psicólogo, nutricionista, educador físico. Entrei com 84 quilos e eliminei dez, tudo com ajuda da corrida”, destacou.
Entre as mulheres, o terceiro lugar nos 10Km foi recebido com grande surpresa pela analista da Rede Credenciada, Keila Paiva Gandini, funcionária da cooperativa. “Fiquei muito feliz com a conquista. Foi a minha primeira prova na modalidade dos 10 quilômetros e me surpreendi. Decidi me preparar com o objetivo de alcançar um resultado melhor, mas o pódio nem passava pela minha cabeça.”
O casal de beneficiários Zilda Haddad Figueiredo, 60 anos, e Marcos Mastrocola Figueiredo, 54 anos, garantiu vitória em dobro. Zilda levou o primeiro lugar nos 5Km (acima de 51 anos) e Marcos conquistou o segundo lugar também nos 5Km.
“Há um ano e meio estava muito sedentário. Hoje, é perceptível os resultados do nosso esforço. Só o fato de sair da zona de conforto já nos permite sermos vencedores. A mudança de hábito nos trouxe vários benefícios incentivados pelo grupo Peso Saudável Adulto, da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva. Aprendi também sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividade física”, disse o engenheiro eletricista Marcos Figueiredo.
“Comecei por incentivo do meu marido. Antes, fazia uso de diversos remédios e, atualmente, com a prática da atividade física não uso mais nenhum.
É uma verdadeira mudança de qualidade de vida. Quando termina a corrida você libera emoções que não imagina”, destacou Zilda que começou a correr com o grupo desde agosto de 2018.
Juntamente com a conquista de Marcos, com direito a dobradinha Unimed, houve a conquista do terceiro lugar pelo assistente de informática Igor Rainho Dardani, de 30 anos, colaborador da cooperativa. Para Igor, a dedicação do grupo foi fundamental. “Toda vitória exige dedicação e isso não falta para a equipe de corrida da Unimed.”
Na categoria 5Km feminino (44 até 50 anos), a Unimed Catanduva obteve a terceira colocação com a coordenadora de Contas Médicas da cooperativa, Silvânia Desidério. “Foi pura superação. Correr é muito bom porque acalma, tira todo cansaço mental e faz bem para a alma. Sem falar do grupo, que tem pessoas incríveis, e da educadora Cíntia que não deixa a peteca cair”, revelou.
A educadora Cíntia Marques Leal destaca que a conquista vai além das medalhas e pódios alcançados. “Essa corrida nos proporcionou superação, tudo a base de dedicação e muito treino. Tivemos alunos iniciantes que não imaginavam terminar o percurso com um tempo menor do que fizeram durante os treinos. A união a cada prova é muito importante. Quem não podem participar sempre ajuda nos dando suporte fora da pista de corrida, sempre com muito carinho e parceria.”
Saiba Mais:
Formado por 25 integrantes, entre colaboradores e beneficiários, o grupo faz parte da Medicina Preventiva e tem como objetivo principal a busca pela qualidade de vida com a prática de atividade física regular. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3531-3140.
Créditos: Divulgação
Fonte: Unimed Catanduva