O Festival Comida de Boteco de Catanduva entrou em sua reta final, faltando apenas nove dias para o encerramento da votação popular, em 9 de agosto. A iniciativa da Prefeitura de Catanduva, por meio das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento, vai premiar os três melhores petiscos da cidade.
O evento tem o objetivo de movimentar os estabelecimentos, fortalecer a identidade gastronômica de cada bar e o potencial turístico da cidade. Nessa primeira edição, são seis bares participantes: Água na Boca, Bar dos Artistas, Bar do César, Chica da Silva, Japa Butikim e La Bucca Italiana.
Durante a competição, os estabelecimentos devem servir o prato inscrito no festival ao preço de R$ 29,90. A avaliação está sendo feita por júri técnico e júri popular.
De acordo com o regulamento, os pratos estão sendo avaliados com notas de 1 a 10, considerando os seguintes critérios: apresentação/aparência, sabor, inovação, higiene do estabelecimento e qualidade do atendimento. Os bares são avaliados pelos clientes, mas também serão julgados obrigatoriamente pelo júri técnico.
Para a escolha dos vencedores (1º, 2º e 3º lugares), serão computados os votos do júri popular e do júri técnico. A cédula assinalada pelo cliente deverá estar acompanhada de cupom fiscal original que comprove a aquisição de, ao menos, um prato concorrente.
Dentre as ações para fomentar e divulgar o evento, a Prefeitura organizou uma caravana com representantes das mídias locais, dividida em duas datas, para um tour pelos estabelecimentos e degustação dos pratos participantes. A visitação, em ordem alfabética dos nomes dos bares, foi feita nos dias 24 e 31 de julho.
O encerramento do festival e a premiação serão no dia 20 de agosto, no Senac.