Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) colocou Catanduva entre as 20 cidades mais seguras do Brasil. É o que aponta o Atlas da Violência 2019, divulgado esta semana. A pesquisa considerou os municípios com menor índice de homicídios a cada 100 mil habitantes em todo o país.
Os relatórios do estudo são baseados em dados de 2017. Na época, Catanduva apresentou a menor taxa de homicídios dos últimos 15 anos, com 5,17 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes, de acordo com estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Para o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de Catanduva, Luiz Carlos Larocca, os dados são reflexo do trabalho preventivo das equipes de segurança na cidade. “Estamos prontos a atuar em favor da segurança da comunidade. Temos o patrulhamento focado na proteção dos bens públicos. Ao mesmo tempo, a presença da guarda inibe ocorrências de grande vulto”, ressalta.
Dentre as ações, a guarda mantém o monitoramento das escolas, deslocamentos e prisões em flagrante. Em Catanduva, o trabalho da GCM conta com respaldo efetivo das polícias estaduais – Militar e Civil. “As ações conjuntas continuam com objetivo de derrubar cada vez mais as estatísticas de crimes na cidade.”
De acordo com o estudo, São Paulo, por sua vez, segue com a menor taxa de homicídios dentre todos os Estados da federação. Além de Catanduva, estão entre as 20 cidades com o menor índice de homicídios a cada 100 mil habitantes: Jaú, Indaiatuba, Valinhos, Jundiaí, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Santos, Araraquara, São Caetano, Mogi das Cruzes, Itatiba e Sertãozinho (empatado com Santa Bárbara D’oeste).
Fonte: Assessoria/Prefeitura