Curso de Farmácia da UNIFIPA orienta sobre descarte correto de medicamentos vencidos

No dia 18 de setembro, alunos do curso de Farmácia da UNIFIPA ministraram palestra sobre descarte correto de medicamentos vencidos nas UBSs do Jardim Gavioli e Solo Sagrado, em Catanduva, atividade alusiva à Semana Monsenhor Albino. Na palestra foram abordados o descarte correto de medicamentos vencidos, sobras de medicamentos e perfurocortantes, como agulhas de insulina.

A coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, disse que a grande maioria da população tem dúvida e que muitos, por falta de informações a respeito do descarte correto, acabam jogando os medicamentos no lixo comum ou diretamente nas pias e vasos sanitários. “Descartar esses itens no lixo comum ou no esgoto doméstico é algo que não deve ser feito, uma vez que os sistemas de tratamento não conseguem eliminar muitas das substâncias presentes nos medicamentos, que uma vez dissolvidas na água acabam contaminando o meio ambiente, os peixes e mesmo pessoas que bebem dessa água e consomem ou alimentam-se desses animais”, alerta a Profa. Andreia.

A Profa. Andreia informa que muitas farmácias e drogarias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades de Saúde, hospitais e até mesmo supermercados. “Caso não haja nenhum desses postos de coleta no bairro ou município, deve-se procurar a Vigilância Sanitária local”, acrescenta. Ela ressaltou que itens que fazem parte da chamada embalagem secundária do medicamento, como caixas de papel e bulas, podem ser descartados diretamente no lixo comum, pois não entram em contato direto com o medicamento, não sendo tóxicas para o meio ambiente.

Com relação aos materiais perfurocortantes, Profa. Andreia recomenda que devem ser guardados dentro de embalagens resistentes, como latas e plásticos, ou mesmo no interior de garrafas pet vazias, para eliminar o risco de acidentes e só devem ser descartados nos postos de coleta. “Jamais descartá-los no lixo comum, devido ao risco de contaminação ambiental e das pessoas que entram em contato direto com o resíduo, como garis e catadores”, esclarece.

A coordenadora do curso de Farmácia da UNIFIPA lembra que a conscientização ainda é a melhor maneira de evitar acidentes e contaminações com medicamentos vencidos, sobras e perfurocortantes. “Venceu ou sobrou? Descarte corretamente. Não existe medicamento sem risco”, finaliza.

Palestra

No dia 17 de setembro, os alunos do curso ministraram palestra sobre cuidados e uso de produtos para cabelos e unhas para o Projeto Terceira Idade do curso de Educação Física Licenciatura da UNIFIPA. Foram abordados os principais cuidados envolvendo nutrição, hidratação e cuidados com a saúde das unhas e cabelos, além de produtos para suplementação e tratamento mais utilizados atualmente na dermatologia e cosmética.

Fonte: Assessoria/FPA

Publicações relacionadas