A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, dirigida por Frei Francisco – Padre Nélio Joel Angeli Belotti, está desenvolvendo em Portugal atividade missionária de evangelização e de conhecimento da vida de Padre Albino. Associada a esta missão também está estruturando uma obra de promoção humana.
No dia 04 de fevereiro de 2019 a Fraternidade instalou-se em Braga com os primeiros missionários, Frei Jacó Silva, guardião, e Frei Marcos Mendes, ambos religiosos de votos solenes, acolhidos pelo Arcebispo de Braga e tendo como residência o Convento Franciscano de Montariol. O trabalho de divulgação de Padre Albino começou imediatamente.
De acordo com Frei Jacó, a missão é itinerante, percorrendo as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Braga, bem como outras localidades. “A consistência do trabalho se dá em anunciar Padre Albino durante as celebrações, de acordo com a flexibilidade de cada celebrante, a ajustar-se em cada realidade, por meio de fala com as pessoas. Fazer uso da exposição de quadro do Servo de Deus e distribuição da oração pela beatificação”, explicou frei Jacó.
De fevereiro a julho os freis visitaram 16 paróquias e falaram sobre Padre Albino a 7.190 pessoas e, para ampliar a missão, decidiram alcançar os grupos e movimentos distintos da sociedade visitando instituições de saúde.
Dia de Padre Albino
No período de 16 a 20 de setembro, a Fraternidade realizou a Semana de oração pela Beatificação do Padre Albino. No Centro de Acolhimento O Poverello, de 16 a 19, às 9h00, foram feitas reflexões e orações e no dia 20 celebrada missa com Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, com a participação de outros padres e de toda a comunidade do hospital que a entidade administra.
No dia 21 foi celebrado o Dia de Padre Albino (1882, nascimento; 1912, chegada ao Brasil, e 1973, sepultamento). No dia 22, domingo, foi celebrada missa na aldeia de Codeçoso, em Celorico de Basto, onde nasceu Padre Albino.
Fonte: Assessoria/FPA