Ruth Isaura Manuel Rodríguez, de 27 anos, é mexicana e formada em administração, com ênfase em negócios internacionais pela Universidad Latinoamericana. Apesar da carreira que construiu na Cidade do México, as raízes na terra natal foram insuficientes diante de um grande amor. Após conhecer o marido, Leonardo Dias, um brasileiro em férias no México, ela deixou tudo para trás e se mudou para o Brasil, onde hoje é franqueada da Sigbol Fashion.
Mas para que esse casamento acontecesse, o casal, que se conheceu em 2012, enfrentou alguns desafios, incluindo a distância.
“Naquela época não existia Whatsapp, então nós trocamos nossos nomes pelo Facebook. Eu procurei pelo nome dele, mas não achei, porque só apareciam sugestões de pessoas próximas”, relembra a empresária.
O mesmo aconteceu com Leonardo, que não conseguia encontrar Ruth. Os dois ficaram sem se falar por alguns meses, até que um dia Leonardo viu uma notícia sobre o México no telejornal e decidiu retomar a procura por Ruth.
“Passamos a conversar como amigos, tanto que namorei lá no México e ele aqui no Brasil. Até que decidimos namorar à distância, algo que durou três anos. Ele me vinha me visitar no México e vice-versa”, conta.
Assim que ela desembarcou no Brasil, o casal marcou o casamento. Leonardo, que trabalhava no Rio de Janeiro, mas tinha família em Santo André, pediu transferência para Santos, onde vivem hoje.
Sigbol Fashion
Apesar das aulas de idiomas, Ruth e o marido decidiram empreender. O casal concluiu que a forma mais segura de montar um negócio era por meio de uma franquia.
“Percebemos que iniciar um negócio por si só não seria o ideal. Nos interessamos pela história da marca, e sempre gostei de moda. Lia revistas, assistia desfiles e sempre tentava me manter na moda”, afirma.
Em julho a unidade Sigbol Fashion Santos foi aberta. A escola de moda oferece 33 cursos, que vão desde corte e costura básico até especialização. Hoje a unidade em Santos tem 37 alunos e Ruth emprega quatro funcionários.
Para Aluizio de Freitas, diretor da Sigbol Fashion, “é gratificante ajudar a realização de sonhos. A Ruth é um grande exemplo de inciativa e empreendedorismo, considerando que está a dois anos no Brasil e já conduz uma unidade da franquia.” A marca, criada em 1969, tornou-se franquia em 2011. Hoje a Sigbol Fashiontem 27 unidades nos estados de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro, com faturamento médio mensal por unidade de R$ 35 mil.
Em dois anos no Brasil, Ruth já conheceu algumas cidades, como Curitiba, Gramado, Maceió, Recife e Rio de Janeiro. “Quero conhecer todo o Brasil. Tenho muito trabalho a fazer para isso, mas posso dizer que me sinto realizada. Empreender e trabalhar com moda, tudo isso em solo estrangeiro, nunca imaginei, mas é a vida”, finaliza satisfeita.
Fonte: Passo Avanti