Calendário alerta munícipes para faxina semanal contra dengue

Em tempo de planos para o futuro, a Prefeitura de Catanduva quer que a chegada do Ano Novo seja de mudança de comportamento e de conscientização quanto ao combate à dengue. Com essa proposta, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a produção de calendários em imã de geladeira. Como diferencial, o item contém marcações semanais às sextas-feiras, indicadas como dia de limpar casas e quintais.

A ideia é estimular os moradores a colocarem as vistorias como parte das tarefas rotineiras das famílias. Com medidas simples, a população deve combater o Aedes: não jogar lixo nas ruas ou em lotes, manter os quintais limpos, substituir por areia a água dos suportes de vasos de plantas e limpar os reservatórios das geladeiras que acumulam água.

Além do destaque para o dia de eliminar possíveis criadouros do mosquito, o calendário de geladeira também tem o número do Disque-Dengue – atual 3521-4087 e em breve 3531-9200. Por meio do contato telefônico é possível fazer denúncias ou acionar a visita dos agentes de endemias.

Levantamentos feitos pelo setor apontam que a maior parte das larvas é encontrada dentro das residências. Para tentar reverter essa situação, o material será distribuído pela EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) no contato com responsáveis por imóveis na cidade.

Essa é mais uma das estratégias de Informação, Educação, Comunicação (IEC) que promove ações educativas continuadas de combate à dengue.

Boletim

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Catanduva registrou 2.815 casos positivos de dengue, do começo do ano até agora. Outros 240 exames estão em investigação. Neste ano, quatro pessoas morreram em decorrência da doença.

Os dados em detalhes sobre a evolução de casos do Aedes podem ser conferidos no site da Prefeitura: www.catanduva.sp.gov.br/2019/12/12/boletim-da-dengue-12-12-19/.

Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas