Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira do Franchising) no último dia 22, com 35% de todas as unidades do franchising nacional, o setor de alimentação fechou o último ano na liderança em relação aos outros segmentos.
Embora comparado a 2018 tenha ocorrido uma queda de 5% no setor, o estudo do Perfil das 50 Maiores Rede de Franquias no Brasil mostra que o franqueado tem investido em novos formatos de unidades, como quiosques e unidades móveis.
“Alimentação é um nicho lucrativo, mas bastante complexo. Devemos lembrar que o setor também lidera o ranking de quebras em PMEs, isso é, empresas que não são respaldas por uma franqueadora. Ao investir em uma franquia, você tem alguém para te orientar e conduzir, o que a torna um investimento muito mais seguro. Como resultado temos a constante regência do setor, sempre levando o franchising na ponta”, comenta Lucien Newton, fundador da Loja de Franquia, empresa mineira especializada no franchising.
Confira abaixo cinco franquias de alimentação para se investir em 2020:
Calzoon Sucos e Lanches
Criada em 1999, em Joinville, Santa Catarina, a Calzoon Sucos e Calzones, é uma rede de franquias de que tem o objetivo de popularizar o calzone por todo o Brasil. Com um crescimento de 300% no último ano, a rede prevê para 2020 a abertura de 110 novas unidades em todo o país. Além de ser prático para o consumo, o calzone também oferece vantagens para quem vai operar a franquia. O produto chega na loja pronto e congelado, e o franqueado deve se focar apenas no assamento do calzone no forno e no atendimento ao cliente. Essa facilidade de operação tem atraído diversos investidores que desejam entrar no segmento mais forte do franchising, mas evitam franquias que exigem alta manipulação e preparo dos alimentos. O investimento inicial em uma franquia da Calzoon Sucos e Calzones é a partir de R$ 150 mil, com previsão média de retorno em 24 meses e faturamento médio de R$ 60mil.
Gela Boca
Fundada em 2000, na cidade de Maringá, interior do Paraná, a Gela Boca é uma rede de franquias de sorvete que ganhou o coração dos paranaenses devido a atender todos os públicos, possuindo picolés com um valor abaixo de dois reais, como também produtos para um consumidor mais seleto, como a taça de sorvete de nutella com morango, com um valor a partir de R$ 26. Atualmente a rede possui entre Paraná e São Paulo mais de 70 lojas e possui foco de expansão no interior paulista. O investimento inicial para uma franquia da marca é a partir de R$ 200 mil, com uma previsão média de retorno de 24 a 36 meses e um faturamento médio de R$ 60 mil.
Melting Burgers
A Melting Burgers é uma rede de hamburguerias que nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A marca tem unidade em Olímpia e em São Paulo. A rede opera pelo sistema de co-franchising, no qual o investidor compra cotas do negócio. A operação é comandada pela própria franqueadora, em parceria com a Cobiz, especializada em expansão de redes. No último ano, a marca vendeu mais de 240 mil sanduíches e atendeu mais de 150 mil clientes. A aposta é para Sanduíches divertidos como o LeBron James, que leva catupiry, bacon crocante e crispy de mandioquinha. Para investir no negócio, cada cota custa a partir de R$ 50 mil, com prazo de retorno a partir de 15 meses e lucratividade de 15% a 20% por unidade.
Toutsie
Criada no Rio de Janeiro, a Toutsie ficou famosa com o sanduíche de sorvete, formado por uma mistura de macaron, produto tipicamente francês, com o brownie americano e o sorvete, desenvolvido ao longo de um ano de pesquisa para chegar a consistência ideal. A marca opera no Rio de Janeiro desde 2017, onde tem três unidades. No franchising desde o início de 2019, a Toutsie acaba de inaugurar duas unidades em São Paulo, no Shopping Pátio Paulista e no Shopping Vila Olímpia, e vai abrir a terceira até o fim de novembro, no Shopping Ibirapuera. Para ser um franqueado, o empreendedor deve investir a partir de R$ 120 mil, com lucratividade entre 20% e 30% e prazo médio de retorno entre 12 e 16 meses.
Temaki Fry
A Temaki Fry é uma franquia de restaurantes de comida japonesa, conhecida por operar durante a madrugada. Atendendo a pedido dos clientes, a rede criou um cardápio vegetariano e vegano com 12 opções de pratos. Com unidades no Rio de Janeiro, Goiânia e São Paulo, a franquia pretende inaugurar mais 10 unidades em 2020, e Cuiabá está entre as cidades mapeadas. Para ser um franqueado é preciso investir a partir de R$ 250 mil, com lucratividade entre 12% e 15% e prazo de retorno estimado entre 24 e 36 meses.
Fonte: Passo Avanti