Medida fundamental para prevenir enchentes, a dragagem do rio São Domingos é realizada de forma contínua em Catanduva. Na atual fase, as máquinas percorrem a Vila São Luís. Posteriormente será a vez dos lagos receberem o serviço.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços, o engenheiro Marco Antônio Machado, o serviço se mantém independente do clima ou tempo.
“A limpeza continua, com máquinas fazendo a desobstrução, a abertura do canal para garantir o escoamento da água no rio São Domingos. O trabalho prossegue nos meses de janeiro e fevereiro, que como consequência, se revelam os mais chuvosos”, complementa.
O desassoreamento prosseguirá também pelos córregos, como o Retirinho, com a retirada de todo o material que possa interromper a passagem da água. “Queremos, com essa ação, principalmente nesse período tão chuvoso, deixar o canal livre, para garantir a vazão da água”, destaca.
Desenvolvido desde 2017, o trabalho é feito de forma contínua ao longo de cada ano. Além da região central, o serviço é desempenhado também em bairros que são prejudicados com as enchentes. Com máquinas, os profissionais fazem a retirada de mato, areia e outros itens que possam atrapalhar o curso d’ água.
Fonte e Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva