A Unimed Catanduva, por meio do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), celebra nesta terça-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data, lembrada em todo o mundo, foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforça a orientação para a importância da higiene das mãos e de que como ela é fundamental para salvar vidas e principal arma no combate à Covid-19.
De acordo com o responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HUSD, o infectologista Arlindo Schiesari Júnior, vários estudos científicos mostraram redução do número de infecções em diversos hospitais no mundo inteiro, apenas com a utilização dessa prática simples e de baixo custo.
“É a ferramenta mais importante para prevenir infecções relacionadas à assistência em saúde. E infecção pode matar. Ao higienizar as mãos boa parte dos microrganismos (vírus, fungos, bactérias) que colonizam a pele são eliminados, o que diminui o risco de transmissão por meio do contato, trazendo mais segurança para os pacientes e para o profissional da saúde”, disse o especialista.
Durante o dia, os colaboradores de todos os setores do hospital receberam a visita de profissionais dos departamentos de Educação Continuada e CCIH, que apresentaram vídeo educacional sobre como ocorre a transmissão dos microrganismos nas unidades por meio do toque, além de orientações e sorteio de brindes.
A gerente de Enfermagem do HUSD, Adriana Tanaka, explica que as ações realizadas na unidade hospitalar estão em consonância com campanhas realizadas em outras partes do mundo. “Hoje, instituições em todo o mundo se unem para fortalecer essa prática. No Brasil, temos a Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente), que desenvolve, junto aos profissionais de Enfermagem, ações e atividades que priorizam a segurança do paciente”, disse.
As ações incluem também campanha de conscientização nas redes sociais e canais internos entre os colaboradores, para disseminação da informação. E você, já lavou as suas mãos hoje?
Crédito das imagens: Divulgação/Unimed Catanduva
Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva