O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano. Mas, diante da quarentena para o enfrentamento ao novo coronavírus, muitos consumidores estão se lançando às compras on-line, seja por sites, WhatsApp ou até mesmo telefone. Para garantir o presente, o Procon apresenta dicas para o momento da escolha.
A primeira delas é a de procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Isso porque, caso ocorra algum problema, a empresa precisa ser localizada para apresentar a solução. Caso o fornecedor não possua essas informações, é recomendável escolher outro local de compra.
Pesquise também pela internet se os dados informados são reais. Cuidado com as ofertas recebidas por e-mail ou WhatsApp. Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular ou e-mail gratuito.
Outra dica é não fazer pagamentos on-line em computadores desconhecidos, já que eles podem estar desprotegidos. Vale observar mais de uma vez a descrição do produto, comparando com outras marcas e identificando se ele realmente será um bom presente para sua mãe.
Imprima e salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc). Verifique o prazo de entrega para que o presente não chegue após a data festiva.
Acesse a lista de Sites Não Recomendados para não cair em cilada, no link https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Esses endereços tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon. Apesar de terem sido notificados, eles não responderam ou não foram encontrados.
Vale também comprar o presente em lojas que você já conhece. Essa compra deve ser feita à distância, com entrega na sua casa ou retirada na loja. Caso selecione essa opção, não esqueça de usar sua máscara como proteção. Quando receber a entrega, faça a higienização das mãos e, assim que sua mãe receber, descarte a embalagem. A higienização deve ser feita novamente na sequência.
Fonte: Assessoria/Prefeitura