Em sua segunda edição, o Festival Ações Literárias (FAL) segue a todo vapor com sua programação neste início da semana, com sarau, oficinas, contação de histórias e bate-papos. Serão ao todo 10 atividades gratuitas e online entre esta segunda-feira, 1º de fevereiro, e a terça, 2. A programação pode ser conferida no canal do YouTube da casa de criar, de São José do Rio Preto (SP), que realiza o evento por meio da Lei Aldir Blanc.
O festival teve início no dia 29 de janeiro e homenageia o escritor e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014), tendo como tema “Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos”.
Entre os destaques deste início de semana, está o bate-papo, nesta segunda, às 20 horas, com Laerte Asnis, ator, diretor e produtor teatral. Ele fala com a idealizadora e curadora do festival, Carolina Manzato, sobre a essência poética de Rubem Alves, tendo como referência um de seus livros mais cativantes, “A Pipa e a Flor”, que em 1999 foi transformado em peça pelo Cia Teatro do Grande Urso Navegante.
Outro destaque é o Sarau Bocas Malditas, programado para a terça-feira, 22 horas. O sarau irá reunir as escritoras e escritores que têm sua produção pautada pela literatura marginal Renan Chiaparini, Natália Nodari, Ana Iris, Diogo Cardoso e Pedro Tostes.
O FAL acontece até o dia 7 de fevereiro, totalizando 58 horas de transmissão virtual e 38 atividades, envolvendo 50 artistas e trabalhadores da área cultural. O projeto foi um dos selecionados pelo Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Todas as informações sobre a programação estão disponibilizadas no perfil @festivalacoesliterarias no Instagram e no https://fal.casadecriar.com.br/. Durante a realização do evento, o público poderá participar de sorteios de livros de Rubem Alves e de autores participantes do evento através do Instagram.
Sobre o homenageado
Escritor, educador e psicanalista mineiro nascido em Dores da Boa Esperança, Rubem Alves, em sua produção literária, contemplou, como leitores e leitoras, pessoas de diferentes momentos e abordou temáticas humanas que perpassam as mais diversas idades: tem muitos livros infantis, crônicas que abordam o cotidiano, a vida adulta, a velhice e a arte.
“Foi alguém com importantíssimas contribuições à educação, escritor de literatura em todas as suas potencialidades e perspectivas, que vislumbrava um mundo em que a educação compreendesse o ser humano como complexo, integral, sensível e emocional, absolutamente fruidor e produtor de arte, se respeitado em seus direitos desde a infância, em especial em seu processo educacional”, pontua a curadora do FAL.
SERVIÇO:
2º Festival Ações Literárias (FAL) – Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos
Quando: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021
Onde: canal casa de criar no YouTube
Realização: casa de criar, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto
Programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/
Mais informações: @festivalacoesliterarias no Instagram
Grátis. Livre
Fonte: Assessoria de Imprensa/Graziela Delalibera