Essa não é uma boa notícia para os brasileiros que precisam atualizar vistos e demais agendamentos nos consulados brasileiros.
A partir do ano que vem passará a valer novamente o Prenot@mi: cidadania iure sanguinis.
Atualmente, por mais que seja difícil agendar um horário pela vídeo chamada de WhatsApp era possível fazê-lo por si só. É preciso um pouco de paciência, mas cada um podia agendar o seu.
Infelizmente acredita-se que ano que vem ficará mais complicado pois algumas empresas “bloqueiam” vagas e depois vendem o serviço de agendamento.
O sistema prenot@mi já foi utilizado anteriormente pelos consulados italianos, e agora entendidos em informática revelam que mudando o sistema ficará mais fácil para os hackers pegarem as vagas mais rapidamente, destinando as mesmas à venda pelas empresas, transtornando a vida dos que precisam fazer agendamentos por si só.
Por causa da alta demanda, as vagas do Prenot@mi esgotam-se rapidamente.
Essa mudança ocorreu por ordem do Ministério da Itália, apesar do Consulado de SP querer manter agendamentos através do WhatsApp, mas não foi permitido.
A alegação desta mudança se dá, pelo Ministério ter recebido de uma advogada uma diffida (desconfiança), usando a teoria que WhatsApp não garantia a proteção dos dados, ferindo a “lei da privacidade” – pois os dados seriam processados nos EUA. Essa foi a maneira que ela encontrou para beneficiar um de seus clientes, mas infelizmente não será nada bom para todos os demais o retorno ao antigo sistema.
Por isso, até dia 30/12/22 é melhor aproveitarem ainda o uso do sistema ainda vigente se estiverem com passaportes vencidos ou por vencer, e demais necessidades junto aos consulados italianos no Brasil. No link é possível obter maiores informações.
https://conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt/i_servizi/per_i_cittadini/passaporti/
A cidadania italiana é uma das mais procuradas por brasileiros. Segundo o instituto nacional de estatística (INSTAT), há uma fila de 112 mil brasileiros há espera de conseguir a cidadania italiana. Por conta da alta procura, é importante ficar à tento aos requisitos que mudam todos os anos.