A hora das compras vem se tornando um processo cada vez mais automatizado, com a adesão do e-commerce e a facilidade de receber produtos sem sair de casa. Após a pandemia, parte dos clientes reduziu sua visita em shoppings, mercados e restaurantes, optando mais pelo delivery.
No entanto, muito se perde com o afastamento da frequência nas lojas físicas, principalmente o contato com vendedores e outros clientes, e toda a experiência envolvida na compra. Por isso, os varejistas estão se reinventando para atrair e fidelizar seus consumidores, com muitas novidades, surpresas e dinâmicas exclusivas.
A tradicional rede de supermercados Mundial, com 20 lojas no Rio de Janeiro, tem o objetivo de tornar a visita de seus clientes mais interativa e prazerosa, para que também possa desfrutar e fazer uma pausa, transformando suas unidades em polos gastronômicos. Por isso, oferecem ações exclusivas nas lojas físicas da Abelardo Bueno e Jardim Oceânico como degustações, ofertas personalizadas e promoções relâmpago.
O Mundial realiza encontros gratuitos para clientes, sobre temas variados como harmonização de vinhos, tipos de cerveja, receitas de massas e pescados. Os workshops são grande sucesso de público e continuarão com força total em 2023. Para alcançar cada vez mais pessoas, a rede firmou parceria com influenciadores digitais, como a atriz Giullia Buscacio.
“Temos lojas para todos os públicos: as amplas, com corredores largos e arejados, e também as mais compactas, como a da Barrinha, para compras menores e rápidas. Além disso, nos certificamos de ter um estacionamento grande, para torna-las ainda mais acessíveis. E na parte de dentro, é onde a experiência acontece”, afirma Vanessa Leite, analista de Marketing da rede. “Visamos entreter nossos clientes durante a permanência deles na loja, com decoração, gôndolas criativas, mix amplo de produtos, dinâmicas em parcerias com marcas e os nossos workshops no Espaço Gourmet.”