O prefeito Afonso Macchione Neto foi eleito, por aclamação, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, no Paço Municipal. Somente prefeitos presentes tiveram direito de escolha. A etapa marca oficialmente o início das atividades administrativas do consórcio, composto por 19 municípios da região.
O objetivo da iniciativa sem fins lucrativos é dividir entre as cidades, que utilizam a estrutura de atendimento da saúde de Catanduva, os gastos do sistema.
Na reunião, Macchione anunciou que a administração municipal irá bancar 50% dos custos operacionais do consórcio. O percentual representará repasse de R$ 19 mil mensais. Os municípios que fazem parte da estrutura dividirão a outra metade.
Posteriormente, os envolvidos farão repasses referentes à demanda de serviços e equipamentos que forem contratados, de acordo com a necessidade de cada um.
Atualmente, a maior parte da demanda dos atendimentos regionais, referentes à Atenção Básica da Saúde, está centralizada em Catanduva, que não recebe verba para gerir os serviços. Com o consórcio, os custos serão rateados. O Samu é apontado como o atendimento de maior interesse entre os municípios.
Macchione afirma que irá se empenhar para conseguir avanços significativos na área da saúde, por meio de sua atuação no consórcio. Para ele, com a gestão feita em grupo será possível minimizar os custos e oferecer atendimento de qualidade.
“Espero contribuir para o desenvolvimento desta iniciativa. Todos nós (municípios) passamos por dificuldades financeiras, mas temos que fazer valer esse trabalho para que possamos ter melhorias no atendimento. Sou otimista e, juntos, vamos trabalhar muito para que os resultados aconteçam”, ressaltou.
Na reunião também foram definidos os demais integrantes da diretoria do consórcio. O conselho curador será composto por representantes da saúde, tendo como presidente o secretário de Saúde de Catanduva, Ronaldo Gonçalves Júnior.
Para ele, o consórcio é um meio legal, transparente e organizado de atender a demanda na área da saúde de forma regionalizada. “Temos que pensar em crescer regionalmente na área da saúde. A união dos municípios é uma possibilidade viável para que essa realidade aconteça”, destacou.
Presenças
A reunião foi conduzida pelo advogado João Alberto Robles, integrante dos consórcios de Jales (Consig) e Santa Fé do Sul (Consagra) que está auxiliando na implantação do Consirc. Também participou, orientando os prefeitos, o coordenador administrativo do Consig, Norberto Pellizzon. Também marcaram presença o vereador Cidimar Porto e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS).
Eleitos
A diretoria do Consirc terá mandato de dois anos:
Conselho de Prefeitos
Presidente: Afonso Macchione Neto – prefeito de Catanduva
Vice-presidente: Rubens Francisco – prefeito de Elisiário
Diretor Financeiro: Lairto Luiz Piovesana Filho – prefeito de Itajobi
Diretor de Patrimônio: Alcemir Cássio Greggio – prefeito de Urupês
Secretário: Guilherme Colombo – prefeito de Santa Adélia
Conselho Curador
Presidente: Ronaldo Gonçalves Júnior – secretário de Saúde de Catanduva
Vice-presidente: Alexandre Céspedes – secretário de Saúde de Catiguá
Secretária: Elaine Ruggeri – diretora de Saúde de Itajobi
Diretora Administrativa
Viviane Palma
Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva