Atvos realiza cerimônia de formatura de sua 1ª turma de aprendizes composta exclusivamente por Pessoas com Deficiência (PcDs)

Fazer a diferença para transformar vidas e tornar o mundo em um lugar cada vez mais plural e inclusivo. Esse é o compromisso da Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, que nesta semana realizou a formatura da sua 1ª turma de aprendizes do curso para almoxarifes composta exclusivamente por Pessoas com Deficiência (PcDs), em Mirante do Paranapanema, no Oeste Paulista.

A jornada desses 11 alunos, agora aptos a ingressar no mercado de trabalho, foi iniciada em agosto de 2022 e contou com uma carga horária de 800 horas, entre aulas teóricas e práticas. A capacitação só foi possível porque, além de a Atvos integrar o Programa de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Previdência, a empresa contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da Prefeitura Municipal de Mirante do Paranapanema e da Diretoria Regional de Ensino, além da determinação e garra de cada um(a) dos(as) estudantes.
 


Da esquerda pra direita: Sebastião Estevam dos Santos, auditor fiscal do trabalho; Sherman Mukoyama, diretor do SENAI de Presidente Prudente; Erico Baracho, Gerente de Pessoas & Organização da Atvos e paraninfo da turma; Átila Ramiro Menezes Dourado, prefeito de Mirante do Paranapanema; e Giselle Lima, gestora pública que compõe a equipe do Programa Estadual Meu Emprego Inclusivo, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


“Foi um momento muito especial para esses jovens, que já estão totalmente capacitados para o mercado de trabalho. Acreditamos que somente assim, ao contribuir para a educação dos moradores das comunidades onde atuamos, alcançaremos o nosso propósito de transformar vidas. A vida profissional dessas pessoas será muito diferente e repleta de novas oportunidades”, afirma o gerente de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos, Érico Baracho, que também foi paraninfo da turma.

Uma das formandas é Carla Costa. Após se destacar como vice-líder da turma, vislumbra conquistar maior independência em sua vida. “O curso foi uma grande motivação e foi muito importante para mim. Aprendi muito e me sinto preparada para desbravar o mercado de trabalho”, contou após receber o certificado de conclusão dos estudos das mãos de Sherman Mukoyama, diretor do SENAI de Presidente Prudente (SP).
 


Érico Baracho, gerente de Pessoas & Organização
do Polo Sul da Atvos e paraninfo da turma, e
a formanda Carla Costa.


A cerimônia de formatura também contou com as presenças do prefeito do município local, Átila Ramiro Menezes Dourado; da gestora pública que compõe a equipe do Programa Estadual Meu Emprego Inclusivo, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Giselle Lima; do auditor fiscal do trabalho, Sebastião Estevam dos Santos; dentre outros representantes do SENAI e da própria Atvos.

A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e das comunidades localizadas no entorno das operações. Esta é uma das três turmas exclusivas de aprendizes PcDs abertas pela companhia ainda em 2022. Em Mato Grosso do Sul, estão em andamento dois cursos para assistente administrativo em Rio Brilhante (MS), com 17 alunos; e em Glória de Dourados (MS), com 16 alunos, todos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI/MS) e com previsão de conclusão em meados de 2024.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 2,9 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 58 milhões de carros compactos; 650 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais de 18 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.

Publicações relacionadas

Leave a Comment