A banda dos sete

A banda dos sete, 2010 – Sara Ramos – vídeo com som, 21’35’’

O vídeo de Sara Ramo é essencial para mergulhar em discussões sobre a vida em sociedade. Não constitui apenas um trabalho de arte. Trata-se de um mergulho social e antropológico naquilo que convencionamos chamar como humanidade, um universo pleno de diversidades.

O grupo (a banda) dá voltas (índice da própria circularidade da existência), tocando a própria música em agrupamentos com múltiplas configurações. Os integrantes aparecem separados ou aglomerados de distintas maneiras que aludem a formas de relacionamento.

Não se trata de encontrar belezas/feiuras, mas potências plásticas e sonoras. Muito mais do que analisar cada visualidade, a obra propõe um diálogo entre as distintas composições propostas. Há ludismo e profundidade em uma literal e simbólica caminhada pelos sete elementos do existir.

Seja nas três dimensões (passado, presente e futuro; viver, nascer e morrer) ou nos quatro elementos (terra, ar, água e fogo; Norte, Sul, Leste e Oeste), os personagens giram. Cada um de nós é, ao mesmo tempo, um delxs e todes. Sara Ramo cria assim um mundo próprio que faz pensar como o sentido de viver está no sutil ato de caminhar.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment