Jardim, nº2, 2011 - Lucia Laguna- acrílica e óleo
A pintura de Lucia Laguna (@lagunalucia) é um convite para mergulhar em campos de cor. Ela instaura mundos em que o mais importante não é a discussão estéril entre figuração e abstração. Sua arte é um mergulho construtivo arquitetônico que traz a fluência discursiva da pintura em si mesma como universo que se abastece do próprio ato do fazer.
Trata-se de um mundo de linhas, de ângulos e de retas que não se atêm a um convite para desnudar o mundo que consideramos real. A linguagem proposta está além de representações desconstruídas de imagens suburbanas cariocas. O seu pintar dialoga com as potencialidades do criar como interpretação do ato artístico.
Nessa jornada, as camadas de tinta são essenciais. As formas surgem incompletas para desafiar o observador, alertando que não se trata de interpretação realista, mas de uma construção realizada pelo uso do gesto do corpo conectado com a intencionalidade do olhar.
Os planos dos mais diversos tipos de paisagens, internas ou externas, ganham sentido ao esquecer o seu ponto de partida. A questão mais importante está na forma como as visualidades se valem da cor e da composição para erguer pinturas caracterizadas por um fazer aprimorado e denso, que traz uma percepção de devir da arte e do mundo.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.