O projeto Alma das Flores inclui uma exposição de arte e a produção e o lançamento de um calendário do ano 2024 pelas artistas visuais Livia Passos, de Salvador, BA, e Sandra Scavassa, de Tuiuti, SP, com curadoria de Oscar D’Ambrosio. Serão 12 flores existentes no Brasil, representando os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) do País.
A proposição visual se insere no tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, que norteia a 17ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 18 a 24 de setembro ao lidar com recordações afetivas das artistas em relação ao que essas plantas representam não apenas para elas, mas para todo cidadão.
As artistas, uma mulher preta nordestina e outra branca do interior do Estado de São Paulo, realizaram um mergulho nas representações simbólicas dessas flores, buscando a alma delas e como elas trazem representações simbólicas, principalmente para as populações historicamente invisibilizadas que, muitas vezes, encontraram na natureza o único local de relação harmoniosa com a sociedade.
Nesse contexto, cada flor será tratada pelas duas artistas. Haverá ainda duas obras em que cada criadora visual retratará a colega. A exposição será acompanhada de oficinas em que Livia e Sandra, respectivamente, estimularão os participantes a criar suas próprias lâminas de calendário com temas florais e a pintar cartões com flores a partir da maceração delas para obter pigmentos vegetais com os quais seja possível gerar obras visuais que revelem a alma das flores e as dos participantes das atividades.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.