No dia 19 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa da ONU destinada a celebrar e apoiar mulheres que lideram seus próprios negócios em diversas áreas. Em busca de valorizar e reconhecer o seu trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades e inspirando futuras conquistas, a Nestlé possui diversas iniciativas para auxiliar na carreira dessas mulheres, como o curso gratuito Empreenda e Renda com Leite MOÇA®, em parceria com Receitas Nestlé e Nestlé Professional, o braço de Food Service da empresa.
Dados da plataforma de Receitas Nestlé mostram que 80% das pessoas que acessaram o curso Empreenda e Renda com leite Moça® desde seu lançamento, em agosto deste ano, são mulheres, o que sugere um maior interesse feminino em se especializar em todos os processos dos seus negócios em confeitaria, inclusive, na comunicação e marketing.
Quando se fala de empreendedorismo no Brasil, das 52 milhões de pessoas empreendedoras, 30 milhões (58%) são mulheres, de acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2022*. Outro dado interessante dessa pesquisa indica que 71% das empreendedoras faz uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos ou se especializar, o que justifica também o maior acesso ao curso online e gratuito que conta com conteúdos exclusivos sobre criação de cardápio, passando por precificação, construção de identidade de marca, até técnicas de conteúdo para as redes.
Desde 2020, a plataforma Receitas Nestlé vem ampliando sua atuação no empreendedorismo, incluindo uma página dedicada aos empreendedores em Receitas Nestlé, na qual é possível acessar ferramentas úteis como calculadoras de custos, recursos de compra de produtos e outros cursos.
“Acreditamos que o empreendedorismo feminino desempenha um papel fundamental na inovação e no crescimento sustentável do país e, especificamente na cozinha, marcas como Moça e Nestlé Professional estão empenhadas em mostrar o incrível potencial gastronômico do Brasil, um país tão rico em diversidade culinária. Ajudar estas mulheres a empreender também é apostar no crescimento econômico e na criação de um futuro mais inclusivo”, finaliza Daniela Marques, Gerente Executiva de Marketing e Líder da Plataforma Receitas Nestlé.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.