A Escola Municipal de Astrofísica (EMA) do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia, acaba de lançar o curso inédito ‘Introdução à Astronomia’ para quem gosta e quer aprender sobre os fenômenos e mistérios que envolvem o tema e não é necessário ter conhecimento prévio em astronomia. As aulas serão realizadas nos dias 22, 23, 24, 27 e 28 de novembro, das 19h30 às 21h30, presencialmente na Escola de Astrofísica, localizada no Parque Ibirapuera. O público indicado são pessoas acima de 15 anos de idade. O curso conta com carga horária total de 10h. Para se inscrever é necessário acessar o UrbiaPass.
O curso tem como objetivo oferecer uma visão panorâmica e introdutória sobre Astronomia, partindo da observação do céu a olho nu e entendendo como nossos antepassados desvendaram os primeiros mistérios do céu. Serão explorados os conceitos básicos e técnicas da Astrofísica que auxiliam os astrônomos a estudarem e entenderem o Universo que nos cerca. Também serão estudados desde estrelas, planetas e galáxias até as grandes estruturas do Universo. O curso será ministrado em 5 aulas.
Ministrado pela astrônoma Mirian Castejon o curso tem o seguinte conteúdo programático: Observando o céu a olho nu: história e conceitos básicos de astronomia; Observando o céu com instrumentos; Sistema Solar; Estrelas; Meio Interestelar; Nossa galáxia: a Via Láctea; Galáxias no Universo; Grandes estruturas do Universo; O início do Universo e Vida no Universo.
Planetário Ibirapuera: ‘O céu da nossa bandeira’
No próximo sábado (25), às 11h, acontece a sessão especial ao vivo ‘O céu da nossa bandeira’, coordenada pela astrônoma Mirian Castejon Molina, no Planetário Ibirapuera. Durante a sessão que terá duração de 50 minutos, o público saberá que a bandeira do Brasil é a única que possui um céu repleto de constelações e irão desbravá-los e tudo isso sob o lindo cenário do céu estrelado do Planetário. A classificação é livre e pessoas de todas as idades podem participar. O ingresso custa R$30 e pode ser adquirido no UrbiaPass.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.