A SIMPAR, holding que administra as marcas JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, CS Infra, Automob, Ciclus Ambiental e Banco BBC Digital, tem o objetivo de incentivar a permanência, desenvolvimento e crescimento das mulheres. Como resultado das iniciativas em acordo com esse propósito, registrou em 2023 um aumento no número de mulheres líderes:
– 47% do quadro de líderes dentro da SIMPAR (holding) é composto por mulheres;
– Crescimento de 90% de mulheres em posição de diretoras nos últimos dois anos na SIMPAR;
– 28% de mulheres em quadro de liderança no Grupo;
– Crescimento da presença de mulheres em conselhos da holding e controladas.
O movimento de desenvolvimento de mulheres na SIMPAR pode ser observado por meio de iniciativas diversificadas, a exemplo do Programa “Mulheres na liderança. Aplicado inicialmente na JSL e estendido em 2023 para a Movida, o programa agora é replicado para todas as controladas do Grupo, ainda em 2024.
Além da expansão do Mulheres na Liderança, a SIMPAR estimula a participação feminina no quadro de colaboradores com outras ações, de forma simultânea. A JSL lidera o Programa Mulheres na Direção, de capacitação do público feminino para operação de máquinas e de ativos pesados – área majoritariamente de atuação masculina.
Soma-se a essas ações mencionadas acima, a atuação da SIMPAR no Movimento Mulher 360: Desde 2019, a empresa é associada à instituição, que visa contribuir para o empoderamento econômico da mulher, com foco no engajamento da comunidade empresarial e da sociedade em geral.
Sugestão de fonte*
Juliana Simões, diretora de Gente e Cultura na SIMPAR
Juliana Simões atua como Diretora de Gente e Cultura da SIMPAR desde 2020. Graduada em Publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), atuou durante quatro anos na JSL e por seis anos na Movida, acumulando experiência em comunicação corporativa e trade marketing. Na SIMPAR, a executiva reestruturou o programa de recrutamento interno do grupo, incluindo um novo programa de estágio e criou projetos sociais como “Você quer, Você pode!” que colabora com a educação de jovens na região do Alto Tietê em situações de extrema vulnerabilidade.
*Prezado (a) jornalista, também dispomos de personagens que podem relatar suas jornadas em programas de desenvolvimento da SIMPAR, inclusive líderes ou profissionais de linha de frente.