O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, acaba de conquistar um importante reconhecimento na 27ª edição da WSA Brasil, na categoria “Engajamento do Governo e do Cidadão”. O evento de premiação foi realizado em 13 de setembro, no Google for Startups, em São Paulo.
Realizada desde 2003 no âmbito da cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS – World Summit on the Information Society), a premiação é um verdadeiro festival tecnológico de diversidade, inovação, acessibilidade e inclusão.. No Brasil, o prêmio destaca anualmente os projetos digitais mais inovadores, criativos, inclusivos e com maior impacto social, que ofereçam soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) .
O projeto premiado é o site do IJC (ijc.org.br), que se destaca por sua Linguagem Simples(*) e por ser o primeiro do Brasil 100% acessível. Este é o segundo prêmio recebido pelo site do Instituto Jô Clemente (IJC), evidenciando a excelência do IJC em oferecer soluções digitais inovadoras e inclusivas. Os projetos vencedores desta edição demonstram a diversidade e riqueza das soluções criadas para gerar maior impacto social positivo no Brasil e no mundo.
“Este reconhecimento é um reflexo da nossa dedicação e compromisso com a inclusão e acessibilidade por meio de soluções inovadoras, garantindo que as pessoas com deficiência tenham cada vez mais autonomia. O IJC se sente honrado por impactar positivamente a vida das pessoas com deficiência.”, relata Daniela Mendes, Superintendente Geral do IJC.
A avaliação para a premiação foi conduzida por um júri internacional especializado, considerando critérios como: sustentabilidade, objetivo, requinte técnico e estratégico. Para saber mais, acesse o site.
Referência em Linguagem Simples
Neste ano, o Instituto Jô Clemente (IJC) também recebeu o Prêmio Líderes de Acessibilidade Digital 2024, pela Hand Talk, por sua contribuição à comunicação inclusiva por meio do primeiro website do Brasil 100% acessível. Lançado em setembro de 2023, o portal do IJC utiliza a Linguagem Simples, tornando-se referência na inclusão digital de pessoas com deficiência. Esse tipo de linguagem não apenas elimina palavras complexas, mas oferece explicações e pictogramas para facilitar a compreensão das mensagens.
“A Linguagem Simples é uma estratégia essencial dentro da comunicação inclusiva e da Garantia de Direitos, já que facilita a comunicação ao transmitir informações de forma objetiva e acessível a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades cognitivas ou culturais. Esses reconhecimentos reforçam o compromisso do IJC com a inclusão, acessibilidade e oportunidade para todas as pessoas, principalmente pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo, pessoas com baixo letramento, crianças e idosos”, destaca Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do IJC.
A Linguagem Simples é um conjunto de práticas, instrumentos e pictogramas para eliminar barreiras na comunicação e transmitir informações de maneira direta e compreensível, permitindo que todas as pessoas entendam o conteúdo com facilidade.
Parceria com a Via Mobilidade
Recentemente, o IJC firmou parceria com a ViaMobilidade, concessionária da Linha 5-Lilás do metrô, para um Projeto Piloto de sinalização e comunicação acessível na Estação Hospital São Paulo. O objetivo é tornar o ambiente mais inclusivo para pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Autismo.
O objetivo é realizar mudanças na comunicação, como substituir “dirija-se às extremidades da plataforma” por “vá até o fim da plataforma” e a forma de utilização de mapas menos poluídos, além de símbolos que facilitam a compreensão e são fundamentais para a autonomia dos passageiros. Além disso, a parceria também incluiu divulgações periódicas nas estações sobre o trabalho do IJC e temas relacionados à inclusão. .
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.