A advogada e escritora Isolda Berwanger Bohrer descreve nesta obra, “Japão Memórias da Era Showa”, sua experiência durante as viagens que fez para o Japão, a partir dos anos 80, para visitar o irmão que lá morava. Aliás, esta visita marcou sua primeira viagem ao exterior e, segundo conta, mudou o rumo de sua vida. Os aprendizados dela foram muitos, desde o idioma, aos costumes, a culinária etc.
Cada linha escrita revelou que a fez “viajar” ao passado, transportando-se e revivendo seus pensamentos e sentimentos vividos em várias cidades do Japão. Após meses de conhecimento local, de volta ao Brasil, atuou como secretária no Consulado Geral do Japão em Porto Alegre (RS), sua cidade natal, por seis anos. “Os ensinamentos que o Japão me trouxe estão guardados em mim até hoje. Influenciaram na minha vida, muito me acrescentaram e me abriram novas oportunidades”, afirmou.
A oportunidade de estar em um lugar diferente, vivenciar e passar para além das informações recebidas indiretamente é algo que deixa marcas inesquecíveis. Estar em um local diverso é sentir o calor ou o frio do lugar, os sons, os aromas, o colorido, a alegria, o cansaço, a convivência com pessoas diferentes, as emoções e as observações pessoais, o aflorar do instinto de sobrevivência, enfim, tudo o que somente a experiência pode trazer.
O prefaciador da obra é o escritor Cassiano Santos Cabral.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa
(51) 99929-4575