Festival anuncia 20ª edição ampliando apresentações para espaços alternativos

A 19ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, realizado em São José do Rio Preto (SP), terminou no domingo (19/1), com recorde de público e a coordenação anunciou a 20ª edição para 2026, que ampliará os locais de apresentação para espaços alternativos.

Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é uma realização da Cia. Fábrica de Sonhos e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo, com produção do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e apoio do Sesi/SP.

Durante os 10 dias do festival, 12 espetáculos gratuitos foram apresentados em dois espaços: Centro Cultural Sesi Rio Preto e Espaço Fábrica de Sonhos. A curadoria do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, foi realizada pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Entre os principais temas abordados pelos grupos selecionados pela dupla de curadores estão: a magia e a tradição da arte circense, preservação ambiental, empoderamento feminino, cultura popular, liberdade de escolhas, memórias da infância, parlendas e releituras de clássicos infantis. Os espetáculos apresentados contaram com interpretação simultânea em libras e audiodescrição.

“A 19ª edição do ‘Festival Em Janeiro o Teatro para Criança é o Maior Barato’ foi um sucesso e atingiu seu principal objetivo que foi oferecer acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população. A seleção dos espetáculos tem grande parcela nessa grata repercussão do festival com plateias lotadas. A curadoria teve a sensibilidade em escolher peças com temáticas potentes e que mostra a pluralidade de assuntos das produções realizadas para toda a família pelas companhias brasileiras”, destaca a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.

Ainda de acordo com Drica, cada coletivo participou de uma atividade formativa, em formato de podcast, exibida ao vivo no Instagram e no Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. Essas atividades estão disponíveis no Youtube e um podcast inédito sobre o debate e a pluralidade de temas e linguagens apresentados pelos grupos e artistas estará disponível a partir de sexta-feira (25/1). As atividades formativas, em formato podcast e intituladas “Diálogos Sobre a Cena”, contaram com a participação do crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, grupos teatrais, curadores, coordenação e assessoria de imprensa do festival, realizada pelo jornalista Luciano Moura. Mais informações www.festivaldejaneiro.com.

Dos 174 espetáculos inscritos, de artistas e coletivos de nove estados brasileiros, foram selecionadas 12 produções de oito cidades brasileiras: São José do Rio Preto/SP (2), Sertãozinho/SP (1), Campinas/SP (2), São Paulo/Capital (2), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio do Sul (SC) e Nova Iguaçu (RJ).

Exposição e gastronomia

O Espaço Fábrica de Sonhos foi palco também para a exposição de fotos feitas durante as edições anteriores do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”. A mostra foi assinada pelos fotógrafos Luiz Áureo e Victor Natureza, ambos integraram a equipe de Comunicação da 19ª edição. 

Já a gastronomia do festival foi assinada pelo restaurante Ocupa Cozinha e Bar, que fica na Barra Funda, em São Paulo. O restaurante de comida brasileira é sede também do projeto social Cozinha PCA (Participação, Coletividade e Ação). O projeto já distribuiu várias refeições para a população em situação de vulnerabilidade social na Capital, desde a sua fundação.

Publicações relacionadas

Leave a Comment