Dra. Silvia Andrade – Acervo pessoal.
A Dra. Silvia Andrade, fonoaudióloga e mentora em comunicação, fala sobre como foliões, cantores e vendedores ambulantes podem se proteger
O Carnaval chegou, e com ele, a necessidade de cuidados adequados com a voz. A Dra. Silvia Campanha, fonoaudióloga e mentora em comunicação, que está à frente da Servoz Clínica, compartilha dicas essenciais para foliões, cantores e vendedores ambulantes garantirem que a folia não acabe em silêncio.

Entre as recomendações de Dra. Andrade, a hidratação ocupa posição central. “Manter a ingestão regular de água é chave, especialmente em ambientes lotados e quentes, prevenindo rouquidão e perda de voz. É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína em excesso”, explicou. Ela sugere também prestar atenção na intensidade vocal, ou seja, tentar evitar gritar competindo com o barulho externo e ao chegar em casa, após a folia, descansar a voz para repousar as pregas vocais.
Para os cantores que atuam durante o Carnaval, Dra. Andrade enfatiza a importância de exercícios de aquecimento vocal antes de subir ao palco e a escolha cuidadosa de microfones de qualidade para minimizar o desgaste vocal, além de ter um bom retorno e proteção auditiva. “O equipamento adequado ajuda a preservar a voz nas longas horas das apresentações carnavalescas”, destacou.
Os vendedores ambulantes, frequentemente expostos ao desgaste vocal devido à necessidade de se fazerem ouvir em meio às multidões, recebem o conselho de usar amplificadores de voz. “Essa abordagem não só protege as pregas vocais, como também potencializa a clareza e o alcance do chamamento ao público”, sugeriu Dra. Andrade. Ela reitera a significância do descanso vocal e da hidratação contínua.
Dra. Andrade também fala sobre a revisão periódica dos sintomas de alerta. “Rouquidão persistente, dor de garganta e dificuldades na fala podem ser indicadores de complicações sérias e devem ser avaliados profissionalmente,” alertou. “A saúde vocal não deve ser negligenciada durante a folia,” concluiu.
Sobre a Dra. Silvia Andrade
CEO da SerVoz- Saúde e Comunicação, é Doutora em Saúde e Desenvolvimento Humano/UFMS. Mestre em Ciências da Saúde/MG. Especialista em Voz, Motricidade orofacial pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Certificada em Fonoaudiologia do Sono/ABS. Autora de livros e co-autora do livro Assessoria e Consultoria em Comunicação I- Estratégias Comunicativa. Publicou artigos na área da saúde e da comunicação. Lecionou na graduação e pós-graduação da Faculdade FEAD-Faculdade Empreendedora/MG. Há mais de 25 anos atua em mentoria em comunicação humana. Ministra cursos e treinamentos em voz profissional, comunicação eficaz e saúde da comunicação. Fonoaudióloga clinica e pesquisadora. Executive Coach/ Life Coach.-ICI.
Dra. Silvia Andrade no Instagram: https://www.instagram.com/dra.silviacampanha
Clínica Servoz no Instagram: https://www.instagram.com/servoz.clinica/