Chama o Síndico vai às ruas, em mais uma quarta-feira pré-Carnaval, com o tema “Salve o Verde!”

Chama o Síndico – Leo Lara – Netun.

Inspirado no pensamento dos povos originários, bloco manifesta pela proteção ambiental 

 

O Chama o Síndico ocupa a Avenida Afonso Pena com um espetáculo de música e luzes em mais uma quarta-feira pré-Carnaval (26/2). Desta vez, o bloco vai para as ruas com o tema “Salve o Verde!”, manifestando a urgência de uma vida e uma festa mais sustentável. Celebrando 13 anos de história, segue com a tradição de homenagear os ícones Tim Maia e Jorge Ben Jor. Este ano, o bloco conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais.

 

O tema, inspirado no pensamento de Ailton Krenak e dos povos originários, enxerga o planeta como organismo vivo, do qual a humanidade faz parte. Busca trazer um manifesto pela proteção ambiental, por meio da arte e da força coletiva. Nos tons de verde e no brilho das luzes, o cortejo busca representar um verdadeiro jardim sonoro, ecoando um grito de amor ao planeta.

 

Zé Mauro, fundador e vocalista do bloco, comenta: “Em tempos cinzas em que o concreto reina, convidamos todo mundo para celebrar a Serra do Curral, reverenciar as matas, proteger nossos rios e semear um futuro mais verde. Vamos vestir as cores da natureza, dançar entre as árvores da Afonso Pena e espalhar a mensagem: preservar é preciso e pode ser divertido! Queremos uma festa sustentável, afetuosa, que respeite o meio ambiente e tenha compromisso com o futuro”.

 

A festa promove uma mistura de ritmos, como samba, funk, afoxé, xote, soul, carimbó e reggae power. O trio e a bateria interpretam, na força carnavalesca, grandes sucessos de Jorge Ben Jor e Tim Maia, que marcaram gerações. No trio, cordas, metais, percussões e um trio vocal se unem na potência sonora que levou o bloco ao título de um dos maiores do Brasil.

 

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou a atuação da Companhia no carnaval de Minas e falou da alegria em participar novamente da festa do Chama o Síndico. “A Cemig está, em mais um ano, ao lado do setor cultural mineiro no Carnaval da Liberdade, patrocinando diferentes atrações, em várias regiões do estado. Como uma empresa referência em sustentabilidade e reconhecida como liderança no enfrentamento das mudanças climáticas, será uma alegria fazer parte do show de luzes e sons do Chama o Síndico que, neste ano, traz para a folia um tema tão relevante que é o da preservação do meio ambiente”, enfatiza.

 

SOBRE O CHAMA O SÍNDICO

 

Idealizado por Matheus Rocha e Nara Torres, o Bloco Chama o Síndico foi fundado no ano de 2012 por um grupo de aproximadamente 20 músicos e produtores culturais que já participavam ativamente do reflorescimento do carnaval de rua de Belo Horizonte, tocando, criando e produzindo outros blocos.

 

Desde sua criação, o bloco tem levado dezenas de milhares de foliões para as ruas, em uma celebração democrática e inclusiva. Em sua formação, o bloco conta com bateria, ala de dança, ala para pessoas com deficiência e músicos que fazem parte da banda do bloco.

 

Em 2012, surgiram convites para que o bloco também se apresentasse nos palcos, fazendo uma espécie de metamorfose para o formato banda. Em julho do mesmo ano, a banda do Chama o Síndico fez seu primeiro show e acabou sendo o primeiro bloco da retomada do carnaval de BH a se apresentar nesse formato.

 

De lá pra cá já foram mais de uma centena de shows, dividindo o palco com grandes artistas como Jorge Ben Jor, Paralamas do Sucesso, Criolo e Planet Hemp, para plateias de mais de 10 mil pessoas, em Belo Horizonte, cidades do interior de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

 

Cemig: energia do carnaval

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig estará, novamente, ao lado do setor e dos mineiros em mais uma edição do Carnaval da Liberdade. Patrocinar as atrações artísticas, que encantam e arrastam multidões durante os dias de folia, é contribuir para dar vida à arte, além de impulsionar a economia criativa com a geração de emprego e renda. Ao investir no setor cultural do estado, com seus múltiplos e diversos projetos, a Cemig reafirma o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas, reforçando a identidade mineira no cenário nacional e internacional.

 

SERVIÇO

Bloco Chama o Síndico

Dia: 26 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Av. Afonso Pena (em frente ao Palácio das Artes)

 

Mais informações: @blocochamaosindico

Publicações relacionadas

Leave a Comment