Batuque Coletivo – Divulgação.
Uma corda será estendida na Via das Artes Brasil, onde milhares de foliões farão da icônica dança no domingo de Carnaval ao som da Bateria Mar Vermelho e da banda do bloco
O Batuque Coletivo está preparando uma ação que promete entrar para a história do Carnaval de BH. O bloco planeja realizar a “dança da cordinha” com o maior número de participantes do mundo. Sob o som contagiante da Bateria Mar Vermelho e da banda no trio elétrico, milhares de foliões dançarão ao longo de uma corda estendida especialmente para a ocasião. Patrocinado pela Brahma através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o bloco desfilará no dia 02 de março, domingo, com concentração às 14h e cortejo das 15h às 19h na Via das Artes Brasil. Com o tema deste ano, “Bateria Mar Vermelho – Homenagem a São Jorge”, os foliões irão curtir ao som de versões especiais de axé, pagodão baiano, sertanejo, funk, pop e até rock.

O tema do Batuque Coletivo deste ano, “Bateria Mar Vermelho – Homenagem a São Jorge”, é uma poderosa metáfora que celebra coragem e resistência. Inspirado na figura lendária de São Jorge, conhecido por enfrentar adversidades em nome da fé e justiça, o bloco busca refletir essa trajetória de superação em sua própria história, marcada por desafios e conquistas. “Com as cores vermelha e branca simbolizando respectivamente a paixão e a união, trazemos para o Carnaval uma mensagem de resiliência, celebrando a diversidade dos ritmos e a força coletiva que molda suas festividades, transformando cada obstáculo em um motivo para celebrar a vida e a cultura carnavalesca”, diz Junior Simão, irmão de Bruno Simão, também fundador e líder do bloco.
Sobre o Batuque Coletivo
O Batuque Coletivo surgiu em 2016, quando dois irmãos, Bruno Simão e Junior Simão, apaixonados pela folia, decidiram unir os amigos que já participavam do carnaval de rua de Belo Horizonte e criar o bloco. A banda Batuque Coletivo, que antes de agitar as ruas já alegrava festas de casamento pela cidade, trazendo a alegria e a energia do carnaval para eventos particulares, agora leva toda a energia para o trio elétrico na Avenida Brasil.
Os irmãos fundadores lideram a banda, que é composta por 12 músicos talentosos. A bateria, atualmente, conta com 200 integrantes, que ajudam a levar repertório variado do Batuque Coletivo para a avenida. O bloco segue um estilo livre, tocando de tudo um pouco, e se destaca por seu cortejo diversificado e animado, incluindo versões especiais de carnaval para sucessos do axé, pagodão baiano, sertanejo, funk, pop e até rock.
Serviço
• O que: Desfile do Batuque Coletivo
• Quando: domingo, 02 de março, concentração às 14h e desfile das 15h às 19h
• Onde: Via das Artes Brasil