Os professores da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Mapfre, participaram de capacitação voltada ao Programa de Educação no Trânsito “Educação Viária é Vital”, destinado a alunos do 5º ano da rede pública. A iniciativa é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
O objetivo da Prefeitura é que, a partir desse treinamento, os docentes possam desenvolver atividades com os alunos para que eles sejam incentivados a conhecer novas formas de se relacionar com os espaços de circulação, dentro e fora da escola, de maneira a criar uma convivência mais harmoniosa no trânsito.
“As crianças são agentes multiplicadores de informação e atuam como fiscais, observando a maneira como seus pais se comportam no trânsito. Além disso, são a futura geração de motoristas. Neste sentido, consideramos a educação no trânsito fundamental dentro das escolas”, avalia a secretária de Educação, Sandra Bonifácio.
De acordo com a Fundação Mapfre, a implementação do programa tem o propósito de realizar políticas públicas de caráter socioeducativo, na busca por esclarecimento dos direitos e deveres de cada cidadão, com foco na preservação da vida.
A rede pública de ensino de Catanduva já está na terceira etapa do programa, que teve início em 2015. Este ano, o desenvolvimento do programa será entre os meses de maio e setembro. As escolas Prof.ª Graciema Ramos da Silva e Prof.º José D’Oliveira Barreto foram premiadas consecutivamente, em 2015 e 2016.
Além da capacitação, todo o material de apoio necessário para o desenvolvimento do programa é oferecido pela Fundação Mapfre.