A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reorganizou o fluxo de atendimentos no Centro de Saúde Dr. José Perri, o “Postão” da rua Pará. A ação visa atender as demandas de saúde da população da região central e dos bairros Vila Amêndola, Jardim Brasil, Jardim dos Coqueiros e Parque Joaquim Lopes.
Até então, os moradores dessa área da cidade não tinham uma unidade de referência para atendimento básico.
Agora, as atividades assistenciais do Postão seguem os pressupostos da Atenção Básica, no formato de UBS (Unidade Básica de Saúde), que preconiza atender as pessoas de determinada região em suas necessidades de saúde, com agilidade, qualidade, de modo acolhedor e humanizado.
Nesse contexto, o Postão passa a contar com equipe multiprofissional: médicos clínicos, ginecologistas e pediatras, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem.
Conforme o plano de melhorias, parte da equipe médica que atuava no Postão, contendo ginecologista e pediatra, foi incorporada ao CEM (Centro de Especialidades Médicas), além das 13 demais especialidades que são direcionadas à comunidade.
Atualmente, Catanduva conta com 23 Unidades Básicas de Saúde, sendo 23 equipes de Estratégia de Saúde da Família e quatro de Atenção Básica, proporcionando cobertura de 98% de Atenção Básica e 67% de Estratégia de Saúde da Família.
As Equipes da Atenção Básica (ESF e UBS) são responsáveis pela população em restrita área, sendo também corresponsáveis no cuidado com a saúde, assim como o contato preferencial dos usuários com o Sistema Único de Saúde.
“Os postos estão instalados perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem. Essas unidades devem ser a porta de entrada para o primeiro atendimento”, frisa.
Fonte: Assessoria/Prefeitura