Em agosto, a programação musical do Sesc Catanduva se volta para a música popular brasileira, trazendo três shows que se diferem entre si pelos estilos, mas todos representando a nossa cultura. O primeiro destaque fica com o tributo à grande cantora Clara Nunes, falecida em ’83, considerada uma das vozes femininas mais importantes da música nacional. Compositora, estudiosa da cultura e do folclore brasileiro, se aprofundou nas raízes africanas que o Brasil apresenta em suas diversas linguagens culturais, estudando ritmos, danças e tradições.
Clara Nunes trouxe tudo isso para sua música, e deixou seu nome marcado na história de música popular brasileira. O tributo em sua homenagem acontece na programação do Quintas do Sesc do dia 10. O pano de fundo do show são as obras de Ed Ribeiro, conhecido como o cantor dos orixás. As três cantoras que comandam o tributo são Jaqueline Cardoso, Elisângela Ribeiro e Zulaiê.
O segundo show do Quintas traz a dupla de violeiros e amigos Claudio Lacerda e Osni Ribeiro. O show, intitulado “Sobre Trilhos e Canções” tem como pano de fundo o universo vivido em uma estação de trem e reafirma a cultura do interior paulista. A ferrovia integra a memória afetiva da dupla e produz sentimentos de nostalgia até em quem não viveu a aglutinação de pessoas e costumes em suas estações. Os trens transportavam gente e carga, emoções e histórias.
Neste show, Osni Ribeiro e Cláudio Lacerda transportam na viola e violão, canções que correm nos trilhos da música brasileira, narrando encontros, chegadas e partidas, mostrando a forte simbologia do trem e também a influência deste modal de transporte em nossas vidas.
O terceiro e último show é a tradicional música de raiz do Ponteio da Viola, que em agosto vem com a dupla Zé do Cedro e Tião do Pinho. A dupla passou por um momento difícil quando João do Pinho faleceu em 1999. Atualmente Zé do Cedro inaugura uma nova fase com a parceria de outro irmão e, para homenagear a tradição, a dupla retomou o nome original. No repertório a dupla canta vários sucessos dentre elas música “Jacutinga”, a mais conhecida da dupla.
PROGRAMAÇÃO
QUINTAS DO SESC
Clarear, show tributo à Clara Nunes – Clara Nunes, conhecida como a guerreira, foi considerada uma das maiores intérpretes do país. Cantora de voz potente, que contrastava com sua figura minuta, foi pesquisadora da música popular brasileira, do folclore, e das tradições de origem africanas que ajudaram a formar a cultura do Brasil. A apresentação abriga ainda elementos de dança afro e tem como pano de fundo imagens de obras de Ed Ribeiro, conhecido como o pintor dos Orixás. Com Jaqueline Cardoso, Elisângela Ribeiro e Zulaiê.
Dia 10, quinta, às 20h15 | Quadra I Classificação: 14 anos. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Claudio Lacerda e Osni Ribeiro – Os trens transportavam gente e carga, emoções e histórias. A ferrovia integra a nossa memória afetiva e produz sentimentos de nostalgia até em quem não viveu a aglutinação de pessoas e costumes em suas estações. Em “Sobre trilhos e canções”, Osni Ribeiro e Cláudio Lacerda transportam na viola e violão, canções que correm nos trilhos da música brasileira, narrando encontros, chegadas e partidas, mostrando a forte simbologia do trem nelas.
Dia 17, quinta, às 20h15 | Quiosque I Classificação: 14 anos. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência
NO PONTEIO DA VIOLA
Zé do Cedro e Tião do Pinho – Durante 15 anos, Zé do Cedro e João do Pinho viajaram por todo Brasil encantando multidões e colecionando admiradores, dentre eles, Tião Carreiro. A dupla passou por um momento difícil quando João do Pinho faleceu em 1999. Atualmente Zé do Cedro inaugura uma nova fase com a parceria de outro irmão e, para homenagear a tradição, a dupla retomou o nome original. No repertório a dupla canta vários sucessos dentre elas música “Jacutinga”, a mais conhecida da dupla.
Dia 27, domingo, às 10h30 | Quiosque | Grátis | Classificação: Livre I Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
SERVIÇO
Programação Musical
Período: Agosto/2017
Local: Sesc Catanduva
Sesc Catanduva
Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues – Catanduva – SP – (17) 3524-9200
www.sescsp.org.br/catanduva
O Sesc – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e comunidade em geral.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Sesc Catanduva