A Secretaria de Saúde, por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), realizou bloqueio nos cemitérios nesta segunda-feira, dia 14. A ação estratégica visa eliminar possíveis criadouros nesses espaços públicos que concentraram grande quantidade de pessoas, por conta do Dia dos Pais. Além da dengue, o Aedes também transmite o vírus da zika e a chikungunya.
Os agentes de endemias fizeram varredura pelos espaços e recolheram materiais que acumulam água, mas, mesmo assim, continuam sendo levados aos túmulos por familiares. Eles encontraram embalagens plásticas e pratinhos de vasos sem furos – que poderiam dar vazão à água.
A primeira etapa do bloqueio ocorreu na sexta-feira, dia 11, antes do domingo festivo, como forma de verificar as condições do ambiente para recepcionar os visitantes. Os cemitérios também foram alvo de ação de combate a baratas e escorpiões, com nebulização ao redor dos túmulos e dos dois lados dos muros.
No cronograma de acompanhamento do setor, os cemitérios se enquadram no quesito PE (Ponto Estratégico) e recebem visita quinzenal dos agentes para vistoria e eliminação de possíveis criadouros.
Fonte: Assessoria/Prefeitura