É arte ou jogo fora? Série de Danilo Cunha

Fala-se muito do que seja arte, mas poucas vezes ela é de fato respirada como se fosse oxigênio. Esta série de Danilo Cunha é uma proposta nesse sentido. Ele experimenta técnicas, suportes e materiais de modo a transformá-la em um permanente questionamento da interpretação da existência.

Suas criações são artísticas no sentido de ultrapassar o utilitário e o uso prático, introduzindo o observador na esfera do prazer dos sentidos, do intelecto e da emoção. Assim, o seu fazer está além de assuntos cotidianos, embora deles se alimente, e mergulha em expressões plásticas.

As obras estabelecem provocadoras divisões de áreas de cor, contornos propositalmente não definidos, cores geralmente quentes e uma harmonia interna pela maneira de ocupar o espaço, lidando com ambiguidades entre equilíbrio/desequilíbrios e simetrias/assimetrias.

A serie indaga sobre as dimensões do fazer arte, do objeto realizado e de quem o observa. A poética se dá no trabalhar as distâncias entre aquilo que o mundo é e o que poderia ser. A proposta, portanto, é utilizar recursos técnicos, emocionais e racionais para oferecer uma leitura do mundo chamado real e das suas dimensões imaginárias.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment