A pintora Waldecy de Deus exalta a vida. As suas obras, ao enfocar cenas rurais e urbanas, tanto na Avenida Paulista de São Paulo, SP, como na periferia da cidade, lidam como cores vivas em que existe a harmonização entre as pessoas e o ambiente que as cerca.
As cenas costumam ser plenas de movimento, como ocorre em cenas de casamento em que muitas pessoas são articuladas no espaço de modo a trazer uma visão de conjunto em que cada uma das partes, que encanta por si mesma, ganha ainda maior significado quando se pensa no todo.
O diálogo entre o céu e a terra é uma de suas principais características. Costuma haver numerosos personagens em ambos. Pipas são apresentadas no plano superior, enquanto diversos elementos costumam surgir nas composições mais relacionadas com o cotidiano, seja uma festa popular, um casamento ou uma cena de pesca.
A vida harmoniosa entre as pessoas é um ponto importante do trabalho. Há uma harmonia obtida pela maneira de distribuição das figuras no espaço e pela forma como as cores são utilizadas. A vida é exaltada no lazer e no trabalho. Em parte, isso ocorre porque a artista cria com amor à vida e confiança no futuro.
Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.