O prefeito Afonso Macchione Neto esteve na sede estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesta terça-feira (6), em São Paulo, para falar sobre o andamento do projeto do novo traçado da linha férrea no trecho urbano de Catanduva. Ele foi recebido pelo superintendente regional Roberto Menezes Ravagnani.
“Verificamos que, neste momento, os projetos ambientais estão sendo preparados pela equipe do Dnit e, dentro de alguns meses, serão submetidos à aprovação”, resumiu.
O primeiro passo para uma possível retirada dos trilhos da área central foi dado em 2009, segundo mandato do atual prefeito, quando a Prefeitura apresentou um estudo de viabilidade técnica e econômica ao Ministério dos Transportes. A aprovação foi dada no ano seguinte.
“Pode ser que achem impossível, mas eu acredito que é possível a gente fazer um novo traçado férreo do município. É um processo que já foi disparado e que não tem retorno. É um projeto grande, mas plenamente viável, permitindo inclusive o uso daquele espaço, hoje ocupado pelos trilhos, para novas formas de transporte”, comenta Macchione.
Na reunião desta terça-feira, com presença de engenheiros responsáveis pela fiscalização do projeto, falou-se sobre as próximas etapas a percorrer.
Primeiro, será aditado o contrato para a elaboração do projeto ambiental – a publicação deve ser feita no Diário Oficial da União nos próximos dias. “Depois, segue-se com a aprovação nos órgãos ambientais, como a Cetesb, faz-se o fechamento do orçamento e o projeto, enfim, estará pronto para a execução”, explica o prefeito.
Segundo ele, além disso, os trechos por onde passarão os 18 quilômetros da nova ferrovia deverão ser desapropriados. “Será uma obra de grande vulto, que consumirá recursos de grande monta. A atual linha não suporta mais o grande volume de carga.”
Fonte: Assessoria/Prefeitura