Prefeitura suspende aulas presenciais na rede municipal em 2020

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Educação, decidiu suspender as aulas presenciais na rede municipal de ensino até dezembro de 2020. A informação consta no Decreto nº 7.847, assinado pela prefeita Marta do Espírito Santo Lopes e publicado na Imprensa Oficial do Município nesta sexta-feira, dia 2.

A decisão é baseada nos dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e resultado de enquete realizada com os pais dos alunos, que mostrou de mais de 70% são contra a retomada das aulas presenciais no atual cenário.

Outro critério analisado foi o número de servidores municipais que fazem parte do grupo de risco, além do fato da faixa etária das crianças do berçário e maternal não terem recomendação para uso de máscaras, o que as torna mais vulneráveis ao contágio e disseminação da doença.

O adiamento da retomada das aulas presenciais para os 11 mil alunos da Rede Municipal segue recomendação do Comitê de Enfrentamento da Emergência em Saúde Pública e parecer dos membros da Comissão de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19 na Rede Municipal de Ensino.

Para garantir a continuidade da aprendizagem, as aulas permanecem com atividades remotas, com o auxílio da tecnologia e entrega de material aos pais, no caso daqueles que não possuem internet.

Recomendações

O decreto nº 7.847 também proíbe a retomada das atividades presenciais nas instituições de educação infantil, berçário e maternal do ensino privado.

No caso das instituições federais, estaduais e particulares de educação básica, cursos técnicos e superiores, a indicação é de que as aulas ocorram de forma remota. A exceção será para os cursos permitidos pelo Governo do Estado.

Para aqueles que mesmo assim optarem pela retomada, todos os protocolos de segurança sanitária devem ser seguidos, conforme definição da Comissão de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19.

Dessa forma, a retomada das aulas no Ensino Médio poderá ocorrer a partir de 7 de outubro, enquanto que para a pré-escola e ensino fundamental, a partir de 3 de novembro de 2020.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas