Obras literárias sobre a relação afetiva e ecológica com os rios inspiram programa de incentivo à leitura

A importância afetiva e ambiental dos rios é o tema do projeto ‘O rio que nasce na minha cabeça’, que promove a leitura de obras literárias e expressões artísticas em praças, escolas e bibliotecas de São Paulo, de 26 a 28 de abril, e em Salesópolis (interior paulista), de 7 a 9 de junho.

O objetivo é ativar o hábito da leitura em crianças e público em geral por meio de experiências culturais que reúnem literatura, teatro, música e outras manifestações. O tema condutor é o rio, recurso fundamental à existência e que também faz parte da memória afetiva das pessoas, disse a educadora Juli Codognotto, idealizadora do projeto.

“Queremos instigar o desejo e o prazer da leitura em infâncias de todas as idades e despertar, por meio do fluxo dos rios, o fio da memória e costurá-lo com aquele fio que guia nossa imaginação até o futuro.” O projeto de Juli foi contemplado pelo edital PROAC 24/2023, de Produção e Realização de Projeto de Incentivo à Leitura.

As experiências culturais vão girar em torno de leituras que aproximam o público dos rios e que fazem parte de um acervo selecionado com mais de 40 livros para a infância. Entre eles, ‘Fio de Rio’, de Anita Prades (cujas ilustrações foram selecionadas para a Bienal de Bratislava); ‘Um dia, um rio’, de Leo Cunha e André Neves, ‘Meu Avô Apolinário’, de Daniel Munduruku; ‘Um Dia Feliz”, de Patricia Santana e Carol Fernandes; ‘Falo como um rio’, de Jordan Scott e Sydney Smith; e ‘A história das crianças que plantaram um rio’, de Daniel da Rocha Leite.

Obras voltadas ao público adulto, que usam os rios como tema, também fazem parte do repertório literário. Entre os autores, estão Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel García Márquez, Eduardo Galeano e Mário de Andrade. “Dessa forma, vemos e partilhamos o livro como arte, lado a lado com outras linguagens e materialidades”, argumenta Mariana Fujisawa, artista visual e uma das mediadoras do projeto.

Apresentações

As mediações de leitura vão começar em São Paulo no dia 26 de abril, na escola municipal Ibrahim Nobre, para os estudantes, com vivências na área da ilustração e da contação de histórias. Em seguida, o projeto é aberto ao público e acontece na biblioteca Camila Cerqueira César (zona oeste), no dia 27, e no recém-inaugurado Parque Linear Água Podre-Ypuera, dia 28.

“O parque acabou de ser inaugurado e o público do entorno ainda não conhece. Levar o projeto para lá é uma forma de divulgar e prestigiar o espaço, que é fruto da luta pela proteção das nascentes do córrego Água Podre”, disse Juli. No evento, a organização doará livros para os participantes e para o parque, iniciando uma biblioteca comunitária no espaço.

O projeto segue para Salesópolis no dia 7 de junho, onde se apresentará para os alunos da EMEF Ernesto Ardachnikoff. Nos dias 8 e 9 de junho, estão previstas mais três ações de mediação de leitura na biblioteca da cidade e em outros espaços públicos.

Serviço

Projeto O rio que nasce na minha cabeça

Abril – São Paulo

Ações de mediação nas praças da região do Butantã – pensadas como um acontecimento inesperado, interagindo com público espontâneo nas praças, por isso datas e horários não são divulgados

26/4 – VIVÊNCIAS NA ESCOLA, diversos horários

Local: EMEF Ibrahim Nobre (zona oeste)

Atividades: Vivências de mediação de leitura, artes visuais e contação de histórias

Público: estudantes da EMEF Ibrahim Nobre

27/4 – VIVÊNCIAS NA BIBLIOTECA, das 10 às 12h

Local: Biblioteca Camila Cerqueira César – R. Valdemar Sanches, 41 (Butantã)

Atividades: Vivências de mediação de leitura e distribuição de livros

Público: professores, famílias e crianças

28/4 – FESTA NO PARQUE, das 15h às 17h

Local: Parque Linear Água Podre-Ypuera – Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 2035 (Rio Pequeno)

Atividades: Festa com oficina de ilustração e distribuição de livros

Público: livre

Junho – Salesópolis

Ações de mediação nas praças da região – pensadas como um acontecimento inesperado, interagindo com público espontâneo nas praças, por isso datas e horários não são divulgados

7/6 – VIVÊNCIAS NA ESCOLA, diversos horários

Local: EMEF Ernesto Ardachnikoff

Atividades: Vivências de mediação de leitura, artes visuais e contação de histórias

Público: estudantes da EMEF Ernesto Ardachnikoff

8/6 – VIVÊNCIAS NA BIBLIOTECA, horário a definir

Local: Biblioteca Municipal de Salesópolis – Rua Alferes José Luis de Carvalho, 264-328

Atividades: Vivência de mediação de leitura e distribuição de livros

Público: professores, famílias e crianças

9/6 – FESTA, das 15h às 17h

Local: A definir

Atividades: Festa com oficina de ilustração e distribuição de livros

Público: livre

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